https://nalinguadoju.blogspot.com/    opinião       moda       dicas nldj       música       vídeos       comportamento      http://facebook.com/nalinguadojuoficial    http://instagram.com/julianocesarsilveira
,

Obras de Tomie Ohtake na Galeria de Arte da CPFL Cultura

Óleo sobre tela sem título, 1961

A Galeria de Arte da CPFL Cultura recebe entre 28 de agosto a 3 de outubro, a exposição “Tomie Ohtake: Cores Gravadas, Linhas no Espaço”. O trabalho concentra-se na gravura e na escultura, áreas que, ao lado da pintura, são igualmente vastas na produção da artista, que morreu em fevereiro deste ano, aos 101 anos. A mostra é realizada pela CPFL Cultura, com curadoria do Núcleo de Pesquisa e do Instituto Tomie Ohtake.

A exposição conta com gravuras e esculturas, que mostram como Tomie fez destas técnicas um campo fértil e inovador. “A obra de Tomie Ohtake é marcada pelo interesse contínuo da artista em renovar-se. Essa disposição possibilitou que ela transitasse, até os 101 anos, com a mesma força por diferentes linguagens, seja na pintura, na escultura ou nas gravuras. Sua vida e sua obra são inspiradoras para todos os que acompanham as rápidas transformações do mundo contemporâneo e buscam deixar a sua marca”, afirma o diretor-superintendente do Instituto CPFL Mário Mazzilli.

Sobre a artista

Tomie Ohtake nasceu em Kyoto, no Japão, no dia 21 de novembro de 1913, onde fez seus estudos. Em 1936 chegou ao Brasil para visitar um de seus cinco irmãos. Impedida de voltar devido ao início da Guerra do Pacífico, acabou ficando no país. Casou-se, criou os dois filhos e, com quase 40 anos, começou a pintar incentivada pelo artista japonês Keiya Sugano.

A carreira da artista atingiu plena efervescência a partir dos seus 50 anos, quando realizou mostras individuais e conquistou prêmios na maioria dos salões brasileiros. Em sua extensa trajetória participou de 20 Bienais Internacionais. Com seu reconhecimento, Tomie tornou-se uma espécie de embaixadora das artes e da cultura no Brasil.

Em 2013, Tomie Ohtake chegou aos 100 anos, comemorados com 17 exposições pelo Brasil, com destaque para as do Instituto que leva o seu nome, "Gesto e Razão Geométrica", com curadoria de Paulo Herkenhoff em novembro, mês de seu aniversário, e "Tomie Ohtake Correspondências" e "Influxo das Formas", ambas com curadoria de Agnaldo Farias e Paulo Miyada, em fevereiro e agosto respectivamente.

Serviço:
Exposição “Tomie Ohtake: Cores Gravadas, Linhas no Espaço”
Local: galeria de arte da CPFL Cultura. Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1.632, bairro Chácara Primavera – Campinas
Data: 28 de agosto a 3 de outubro
Horário: segunda a quarta, das 10h às 18h; quinta e sexta, das 10h às 19h; e sábado, das 10h às 18h (sendo até as 20h em dias de programação de música erudita contemporânea)
Entrada: gratuita
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário