https://nalinguadoju.blogspot.com/    opinião       moda       dicas nldj       música       vídeos       comportamento      http://facebook.com/nalinguadojuoficial    http://instagram.com/julianocesarsilveira

Bateu a validade mundial do politicamente correto


Bateu a validade mundial do politicamente correto. Acredito que tudo estava bem guardadinho lá dentro do âmago perverso de muitos, esperando uma hora pra eclodir novamente. E essa hora chegou, nesse exato momento de transição que a gente passa. Até que demorou, porque o mundo está há tempos em constante regresso e uma hora ou outra cansa fingir não ser racista, homofóbico, xenofóbico, misógino e por aí vai.

O que acontece agora? Estão todos aí, vestindo uma camiseta verde amarelo, entoando palavras de ordem e de ódio e está tudo bem de novo. Afinal de contas estão todos cansados...Cansados de um negro na faculdade de medicina, cansados de receberem ordens da chefe mulher, cansados de um cara gay mais inteligente e que entrega um projeto de trabalho melhor, cansados de um nordestino que tem prosperidade em seu próprio negócio...Cansados de ver "minorias" se dando bem.

Não sei em que momento da vida me dispus a entender quem eu era e como a cor da minha pele determinaria certos fatos. É muito complexo, porque a gente acorda com a pele negra, passa o dia com a pele negra e dorme com a pele negra. É muito natural isso. Engraçado até, porque não dá pra entender a ameaça real que isso representa.

Desde sempre a gente aprende a lidar com olhares, com xingamentos, com piadas e muitas situações constrangedoras e que te fazem ligar o alerta na cabeça, pois pode dar uma grande bosta a qualquer momento e você se ferrar numa dessas. Sim, só pelo fato de ser negro a minha qualidade de vida, assim como estimativa já é diferente. Obviamente menor. Historicamente é um legado que será levado pro resto da vida. E aí, ainda por cima, tive que lidar com  a minha sexualidade...Duplamente fodido: sou negro e sou gay! E como a gente vive com isso? 

Uma situação de racismo/preconceito mexe com tudo que há dentro de você. Emocionalmente e fisicamente. Aquelas piadas da infância e da adolescência que justificam como coisa de "moleque", aqueles olhares tortos na loja "bacana" que você entra, ou aquele olhar de cima pra baixo, só porque você está bem vestido, sabe falar e sabe se impor...

Já levei escarrada na cara por ser negro - e fiquei horas atônito, sem reação, tentando entender o que tinha acontecido. Já fiquei horas esperando um táxi a noite e nenhum taxista querendo me trazer pra casa. Já perdi vaga de emprego sendo ignorado em entrevista, ainda que meu currículo fosse muito mais capaz do que todos os outros concorrentes (brancos). Sim, situações amenas perto do que é a real violência sofrida por muitos negros e gays nesta pátria amada que é o Brasil. Ainda assim, cenas que dificilmente sairão da minha memória, da minha vida.

Com o tempo a gente passa a reconhecer na expressão do outro uma atitude racista/preconceituosa. E é muito louco isso. É instinto de sobrevivência. E sei muito bem que tive sorte de chegar onde cheguei, de ter a vida que tenho e de até hoje não ter passado por uma desgraça aí em qualquer esquina. Estou vivo. E com essa "mudança" toda que está por vir, este Brasil que vai deixar de ser "socialista", estarei mais que preparado e alerta. Afinal, quando é que foi mesmo que deixei de estar?
Share: