https://nalinguadoju.blogspot.com/    opinião       moda       dicas nldj       música       vídeos       comportamento      http://facebook.com/nalinguadojuoficial    http://instagram.com/julianocesarsilveira
, ,

Tudo sobre "Lemonade", novo projeto audiovisual de Beyoncé


E o mundo começa a semana com um novo álbum da Beyoncé: "Lemonade", sexto trabalho de estúdio da cantora foi lançado na noite de sábado, 23 de abril, durante a exibição de um média-metragem, anunciado sem muitas explicações e transmitido pela HBO. E como Beyoncé não dá ponto sem nó, na metade da exibição, foi revaldo que se tratava de clipes que referenciavam o novo álbum da cantora.

Com 12 faixas, "Lemonade" conta com as participações de James Blanke, Kendrick Lamar, The Weeknd e Jack White. O pacote ainda vem com 12 clipes ao estilo Queen B, que nesta fase faz reverência ao empoderamento feminino e enaltece o poder da mulher negra, como já visto em "Formation", primeiro single desde novo trabalho e lançado oficialmente em fevereiro, no intervalo do Super Bowl. Beyoncé apresenta "Lemonade" como um trabalho "baseado na jornada de auto-conhecimento e cura de todas as mulheres". Já o título, faz referência à escravidão americana, quando os negros acreditavam que suco de limão clareava a pele.

O lançamento do álbum seguiu a estratégia do predecessor, "Beyoncé", quando no fim de dezembro de 2013, sem nenhum aviso, todos se surpreenderam com um novo álbum da cantora, que além de músicas, traziam clipes. Exatamente como "Lemonade", mais um trabalho audiovisual onde desta vez, as imagens chegam editadas, realmente como um média-metragem, em que a cantora expõe suas opiniões e se abre a respeito de fatos intimistas de sua vida. Um prato cheio para os fãs. 

Sobre as músicas de "Lemonade", Beyoncé segue uma cartilha própria, com autonomia e fora de modismos. Ainda que hip-hop esteja presente, outros estilos como trap, R&B, reggae e country se sobressaem, com destaques para "6 Inch", com a participação do The Weeknd, "Sorry", a dramática "Freedom" e claro, o envolvente trap de "Formation", uma das faixas mais fortes do álbum. Além das participações especiais, o álbum foi todo co-escrito e produzido pela própria Beyoncé e também conta com produções de Just Blaze, Diplo e Ezra Koening da banda Vampire Weekend. As canções sampleiam artistas como Led Zeppelin, Yeah Yeah Yeahs, Soulja Boy e Animal Collective. Ainda que lento, o trabalho passa longe de ser conceitual, mas apresenta piamente uma artista que não está presa às amarras do mercado pop.


A parte visual do trabalho, filmada principalmente em Nova Orleans, conta com participação especial de Serena Williams e de Jay Z, com interlúdios falados de Beyoncé, moradores da cidade e outros. Os vídeos foram dirigidos pela própria Beyoncé, Jonas Akerlund (de "Telephone", e queridinho de Taylor Swift, Madonna e Paul McCartney), Mark Romanek (documentarista musical), Melina Matsoukas (que já havia trabalhado com Beyoncé e Rihanna), Todd Tourso (que já trabalhou com a cantora anteriormente), Dikayl Rimmasch (diretor de "Bang Bang") e Kahlil Joseph. Versos da poetisa britânica-somali Warsan Shire transportam as dificuldades sentimentais de Beyoncé, ao mesmo tempo que recorre às experiências das mulheres negras afroamericanas.

Até a manhã de hoje, "Lemonade" estava disponível apenas para streaming na plataforma Tidal, onde Jay-Z, marido da cantora é o sócio majoritário. Para a alegria dos fãs, o álbum já foi disponibilizado no iTunes e já consta como um dos mais vendidos da loja virtual da Apple em mais de 50 países. A versão física do álbum, que virá também com um DVD com o documentário exibido na HBO, deverá ser lançado no dia 6 de maio e os streamings continuam, por enquanto, exclusivos da plataforma Tidal. Beyoncé anunciou uma turnê mundial, que começa no dia 27 de abril em Miami e termina dia 31 de julho na Bélgica.


Confira trakclist de "Lemonade":

1. Pray You Catch Me
2. Hold Up
3. Don´t Hurt Yourself feat. Jack White
4. Sorry
5. Inch feat. The Weeknd
6. Daddy Lesson
7. Love Drought
8. Sandcastles
9. Forward feat. James Blake
10. Freedom feat. Kendrick Lamar
11. All Night
12. Formation

Como somos bonzinhos, clique aqui  para download do álbum completo e aqui, para o download do média-metragem de pouco mais de uma hora. E se o mundo te der limões, faça como Beyoncé, os tranforme em uma belíssima limonada!
Share: