home   sobre   moda   cultura   música   comportamento   desfiles   eventos   gourmet   vídeos   roteiro



23.8.16

Clássico de Edmund Burke chega ao Brasil pela Editora Edipro


“Investigação Filosófica acerca da Origem das Nossas Ideias do Sublime e do Belo” é um clássico de Edmund Burke que se debruça sobre um dos principais ramos da filosofia: a estética. Publicado originalmente em 1757, o livro foi classificado como um dos documentos sobre estética mais importantes daquele período. Em 1759, Burke revisou a obra em uma segunda edição, texto este utilizado na tradução da Edipro.

Neste volume, o filósofo irlandês explora a origem psicológica de duas palavras que, em sua visão, são frequentemente confundidas e aplicadas a coisas muito diferentes e de naturezas opostas: “belo” e “sublime”.

No século XVIII, o termo sublime foi muito usado para comunicar uma sensação de grandeza incomensurável e inspiradora, na natureza ou no pensamento. Sua relação com as definições clássicas de “beleza” foi muito debatida, mas Burke foi o primeiro a retratar os dois termos como forças opostas.

Para ele, as emoções geradas pelo sublime derivam da dor e do perigo. Em alto grau, o sublime gera assombro, causado pela sensação de vastidão, infinitude e medo. Em menor grau, gera admiração, reverência e respeito. A beleza, por outro lado, deriva do prazer e evoca sentimentos de amor e desejo. Ambos provocam respostas físicas no observador: ao olhar algo bonito, são evocados sentimentos de amor e isso relaxa o corpo, enquanto o sublime evoca terror e causa tensão.

Considerado um clássico da estética moderna – tendo influenciado contemporâneos de Burke na literatura, como Thomas Hardy, na arte, como os pintores Fuseli e Mortimer e até na crítica, como Diderot e Kant –, “Investigação Filosófica” é um tratado que apresenta uma análise eloquente e profunda da relação entre a emoção, a beleza e a forma de arte, à luz de uma teia de sentimentos humanos, como instintos de autopreservação e de luxúria.

Sobre o autor: Edmund Burke nasceu em 12 de janeiro de 1729 na cidade de Dublin (Irlanda), e faleceu em Beaconsfield (Reino Unido) no dia 9 de julho de 1797. Filósofo e político anglo-irlandês escreveu amplamente sobre estética, política e sociedade. E publicou, entre outros, Reflexões sobre a Revolução na França.

Sobre o tradutor: Daniel Moreira Miranda é formado em Letras pela USP e em Direito pela Universidade Mackenzie.

Ficha Técnica:
Edição: 1ª edição 2016
Autor: Edmund Burke
Editora: Edipro
Nº páginas: 160
Preço sugerido: R$ 49,00

NEWSLETTER

Cadastre seu E-mail e receba nossas atualizações

ÚLTIMAS