https://nalinguadoju.blogspot.com/    opinião       moda       dicas nldj       música       vídeos       comportamento      http://facebook.com/nalinguadojuoficial    http://instagram.com/julianocesarsilveira
,

Jeans, Bomber, College e Biker: jaquetas para turbinar o seu look de inverno ou qualquer outra estação

Marlon Brando e a Jaqueta Perfecto, popularizada no filme "O Selvagem"(1953)

A jaqueta é uma das principais peças do guarda-roupas masculino. Versátil, pode ser encontrada em diversos modelos, tecidos e padrões. Simplesmente uma aposta certeira para compor qualquer tipo de estilo. Do jeans ao couro, independente da estação, não há erro ao apostar na jaqueta como um dos principais focos na hora de produzir o seu look. Mais em alta do que nunca, Alessandro Michele tem produzido para a Gucci muitos modelos customizados e de ar vintage, que fazem sucesso entre os fashionistas. 

Jaqueta Jeans Gucci, by Alessandro Michele

Para o nosso inverno, que geralmente oscila entre temperaturas amenas e temperaturas mais frias, a jaqueta pode ser uma peça certeira para passar o dia ou a noite aquecido. Ainda mais que vai muito bem em sobreposições: blazer, suéter, moletom, hoodie e muito mais. 

E você, já sabe quais são os modelos de jaqueta que podem turbinar o seu visual? O blog NLDJ indica os principais. Confira seguir: 

Jaqueta Jeans

Ela é tão clássica quanto a camiseta branca, da calça jeans e do tênis na lista dos acessórios indispensáveis no guarda-roupa masculino. Criada pela Levi's no final do século 19, como a calça jeans, também foi classificada como roupa de trabalho por ser confeccionada em tecido robusto e resistente. Com o passar dos anos diversas tribos adotaram a jaqueta jeans como peça-chave. Nos anos 60, eram ícone entre os hippies. Já na década de 70 os motoqueiros elegeram a jaqueta como peça de identificação da tribo, assim como os punks que as customizavam com taxas e rasgos no tecido. 

A jaqueta jeans combina simplesmente com tudo e por isso, é a primeira da nossa lista. Em um look casual, dá para vestir sobre uma camiseta e combinar com uma calça de sarja em tom mais neutro – tênis colorido pode dar destaque. Um estilo mais formal exige calça social e sapato. E é lenda quem diz que a jaqueta jeans não fica bem com calça jeans. O look total jeans está mais em alta do que nunca e é uma combinação que não traz erros para que aposta nessa combinação. 

Nas ruas (clique nas imagens):

Jaqueta Bomber

A jaqueta bomber tem sua origem nas flying jackets, desenvolvidas para o exército norte-americano em 1917, quando as cabines dos aviões ainda eram abertas e os pilotos precisavam de um agasalho que não prendesse os seus movimentos e que não atrapalhasse a posição sentada. A customização era outra característica comum: os pilotos adornavam os seus casacos com uma espécie de prêmios informais de conquistas ou mensagens pessoais – o tipo de aeronave que dirigiam; o número de missões completadas com êxito e até mapas, caso sofressem algum acidente em território desconhecido. Com a evolução das aeronaves e das tecnologias em tecido, os casacos de voo foram sofrendo alterações e passaram a ser chamados de bomber, tornando-se mais leves e por isso mais aptos ao uso diário, mantendo as mesmas características: corte pela cintura e abertura frontal, normalmente fechados com elásticos na cintura e nos punhos para não deixar o frio entrar. 

Item obrigatório em filmes de Hollywood na década de 40, retornou em grande estilo na temporada de moda internacional de inverno 2013. Desde então, apareceram em diversos tipos de tecidos e claro, customizadas com vários motivos em bordados. Essa é uma das jaquetas mais versáteis e populares do mundo. A aposta que não tem erro é juntar uma jaqueta bomber, uma camiseta, calça jeans e botas ou coturnos.

Nas ruas (clique nas imagens):


Jaqueta College ou Varsity

A jaqueta college tem sua origem no século 19, na famosa universidade de Harvard. Após vencerem jogos importantes, os atletas eram presenteados com esse modelo de jaqueta. Mas a peça se tornou popular a partir de 1910, quando começou a ser usadas nas fotos dos livros anuários dos colégios, tornando-se uma febre mundial. 

Podem ser desenvolvidas em diversos materiais: moleton, couro, lã, e até doudone, as versões tem ou não capuz, botões ou zíperes. Devido a sua origem nas universidades, a jaqueta college sempre está associada a uma moda mais jovem e hoje ocupa um lugar de destaque na moda streetwear. E claro, é voltada para looks casuais e vai bem com calça jeans, tênis e camisetas. Porém, nas últimas temporadas de moda, tem aparecido em tecidos mais nobres e cores sóbrias, e cai muito bem em momentos formais. 

Nas ruas (clique nas imagens):



Jaqueta Perfecto ou Biker

Seu nome é uma homenagem a uma marca de charutos cubanos. Conhecida como jaqueta biker ou popularmente como jaqueta de couro, o modelo surgiu para atender um grupo bem específico: motociclistas. Criada por Irving Schott nos anos 20 a pedido da famosa marca de motos, ela conquistou o público na década de 50 e virou um símbolo da juventude rebelde dos anos pós-segunda guerra. Hollywood ajudou sua popularização em filmes como "O Selvagem", com Marlon Brandon, e "Juventude Transviada", com James Dean. Com o tempo, a jaqueta de couro preta típica de motoqueiros também virou marca registrada de bandas punks como Ramones e Sex Pistols.

A cor preta domina o estilo perfecto, mas existem outros tons, como o couro marrom ou vermelho. Combina muito bem com calça jeans, botas e camisetas em cores (e tecidos) que contrastem com o couro, e que dão o tom rebelde que a jaqueta pede. Quer ser mais rebelde ainda? Aposte também em uma calça de couro. A moda sempre pede ousadias!

Nas ruas (clique nas imagens):


Share: