https://nalinguadoju.blogspot.com/    opinião       moda       dicas nldj       música       vídeos       comportamento      http://facebook.com/nalinguadojuoficial    http://instagram.com/julianocesarsilveira

Dicas para comemorar com estilo o "Dia do Orgulho Nerd": o que vestir, ler e assistir!


Dia 25 de maio é o "Dia do Orgulho Nerd". A data foi escolhida para comemorar a première do primeiro filme da série Star Wars, o "Episódio IV: Uma Nova Esperança", lançado em 25 de maio de 1977. A iniciativa teve origem na Espanha em 2006 com o "Dia del Orgullo Friki", e se espalhou pelo mundo através da internet. A iniciativa é pura e simples: defender o direito de toda pessoa em ser um nerd ou geek, promovendo de forma comemorativa a cultura que permeia esse grupo. 

Tempos atrás, aquele que se sentava na primeira fileira da sala de aula, inteligente, prestativo, tímido e quieto, era o tipo considerado nerd, que dificilmente era o popular da história. Milhares de filmes de Hollywood nos descrevem muito bem este tipo, e haja bullying para tal persona. Hoje, com histórias como as de Steve Jobs e Mark Zuckerberg, fica bem difícil deixar de lado o estilo de vida daqueles que são apaixonados por ficção científica, tecnologia, quadrinhos, videogame e afins. Até a moda já se rendeu a este lifestyle, ao surgir em 2014 o termo normcore, que se referia a um estilo específico: o "normal". Normcore é uma junção de "normal" + "core" (do inglês, centro ou cerne). Significa o "centro do normal", ou seja, quem não age influenciado por uma tribo ou febre fashion. O termo foi criado pela empresa de pesquisa de mercado K-Hole, para designar pessoas que até percebem que um item está na moda, mas não querem seguir uma moda específica - usam alguma peça porque gostam, ou se sentem confortáveis. E um nerd/geeek usaria slides por outro motivo, além do sentir-se confortável? A gola rolê/alta/olímpica ficou mais popular através da imagem de Steve Jobs, não é mesmo?

Muitos consideram os nerds diferentes dos geeks. Enquanto o nerd é classificado como um personagem cômico, geralmente magrelo, e com alguns problemas cognitivos para determinados assuntos, o geek é aquele que se atrai por tudo aquilo que é novidade, principalmente quando o assunto são computadores. Classificações a parte, a palavra geek se encaixa muito bem nos tempos de gadgets e widgets em que vivemos hoje.

Todo mundo carrega um pouco de cultura nerd/geek dentro de si. Quando menos se espera, estamos com as atenções voltadas aos lançamentos da Apple, para uma série de TV diferentona, um filme arrasa quarteirão,  um fato clássico que marcou nossa infância ou adolescência e que nos traz boas memórias emotivas - "oi" para o "Genius" da Estrela, ou simplesmente, baixando em nossos celulares todos os aplicativos existentes e que de alguma forma irão contribuir com o nosso dia-a-dia. Eu mesmo me considero um pouquinho nerd/geek: amo filmes de ficção científica, adoro um visual descomplicado, passo horas no Google Play, já joguei muito Pac-Man na vida (e hoje não consigo ficar um único dia sem ao menos dar um "oi" para o "Torneio de Campeões"), sou muito fã de Isaac Asimov e a Molly Ringwald era uma de minhas musas nos anos 80.

A seguir, vai uma lista de dicas para comemorar o "Dia do Orgulho Nerd/Geek" com o que vestir, ler e assistir. Depois conta pra gente nos comentários como é o seu nerd/geek interior!


FASHION GEEK

Se engana quem acha que um ner/geek não pode ter estilo. Nos dias de hoje, existe todo um mercado voltado para essa cultura. Quer mais que o lançamento do Apple Watch (leia mais aqui)? Se o normcore é quase uma classificação para este tipo de indivíduo, que tal apostar em looks simples, mas carregados de informação de moda? Camisetas, cardigã, slides...Opções é que não faltam. Não podíamos deixar de citar aqui a nova imagem da Gucci, que vai de encontro a um estilo vintage e decorativista, mas que ao mesmo tempo traz um ar meio nerd/geek chic, que causa estranhamento e faz a cabeça de fashionistas no mundo todo. A coleção de Inverno 2016 da Cotton Project, desfilada recentemente no SPFW N41 traz uma essência nerd/geek chic em seu fundamento, com boas jaquetas em tecidos nobres e uma silhueta moderna e descomplicada. Até a Versace já lançou uma linha de camisetas inspirada em Emojis (saiba mais aqui).

+ Clique aqui e veja a coleção de Inverno 2016 da Gucci.
+ Clique aqui e veja a coleção de Verão 2017 da Cotton Project.

Separamos a seguir uma série de imagens de street style para deixar o seu "Dia do Orgulho Nerd" mais estiloso do que nunca. É só clicar e se inspirar: 


Dentro do guarda-roupas do nerd/geek fashion também não pode faltar boas t-shirts e calçados afirmativos. Aqui, alguns modelos que atualizam o look (clique nas imagens):


Quer saber mais sobre Fashion Geek? Clique aqui!

MAY THE FORCE BE WITH YOU

Uma filmografia infinita é voltada especialmente para a cultura nerd/geek. Claro que não podemos deixar de citar aqui a saga Star Wars, e nossa dica começa justamente com "Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança", lançado em 1977. Como citado acima, é justamente por este filme que se comemora o "Dia do Orgulho Nerd". Star Wars marcou a cultura pop com frases, personagens e imagens memoráveis. Lançado em dezembro do ano passado, "Star Wars: O Despertar da Força" é o sétimo filme da franquia e foi um arrasa quarteirão. Nas mãos da Disney e com direção e roteiro do aclamado J. J. Abrams, garantiu com muito gás o retorno da saga para os nerds/geeks de plantão. "Star Wars: Episódio VIII" tem estreia prevista para  15 de dezembro de 2017 


Confira mais duas dicas (pessoais) de filmes para serem assistidos no "Dia do Orgulho Nerd": 

"Blade Runner"(1982)

Épico que deu origem ao universo cyberpunk. Dirigido por Ridley Scott e estrelado por Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young, Edward James Olmos, Daryl Hannah e Brion James J.J, o filme conta a história de uma onda de estranhos casos de assassinatos envolvendo androides conhecidos como Replicantes e a caçada de Dick Deckard, um ex caçador de androides veterano da policia, que esta no caso em uma Terra de futuro sombrio bem Noir. O mais interessante é que a história se passa no ano de 2019, mas em uma realidade totalmente diferente da que poderemos encontrar daqui até lá. Mas em 1982, 2019 estava realmente longe...O que mais me chama atenção nesse filme é o figurino assinado pela dupla Michael Kaplan e Charles Knode. Já se tem a notícia de que haverá "Blade Runner 2", cuja data de lançamento está prevista para 12 de janeiro de 2018. 


"Pixels"(2015)

Quando seres intergalácticos interpretam um arquivo em vídeo com imagens de jogos de arcade clássicos como uma declaração de guerra, iniciam um ataque à Terra usando esses jogos como modelos para suas várias ofensivas. Para quem viu surgir o Atari no Brasil nos anos 80, se viciou em jogos como "Pac-Man" e "Donkey Kong", é um filme mais que obrigatório. Sem contar que Peter Dinklage está ótimo como o vilão empático Eddie Plant.


A TV também oferece uma seara incrível de opções para a cultura nerd/geek. Desenhos e séries que são considerados clássicos ou novos clássicos podem ser conferidos no aconchego do lar e na hora que desejar. A Netflix traz opções bacanas de entretenimento aos adoradores de ficção científica e afins. Quer coisa mias nerd/geek do que Netflix? Aqui listamos três séries que devem ser assistidas no "Dia do Orgulho Nerd": 


"The Big Bang Theory"

A série que estreou no canal CBS em 22 de setembro de 2007 é uma das que mais podemos relacionar aos nerds/geeks. The Big Bang Theory é centrada principalmente em cinco personagens que vivem em Pasadena, Califórnia: o físico experimental Leonard Hofstadter e o físico teórico Sheldon Cooper, ambos vivendo juntos, partilhando um apartamento e trabalhando no Instituto de Tecnologia da Califórnia - Caltech; Penny, uma garçonete e aspirante a atriz que mais tarde se torna uma representante farmacêutica, e que vive como vizinha de ambos; e o engenheiro aeroespacial Howard Wolowitz e o astrofísico Rajesh Koothrappali, amigos e colegas de trabalho geeks semelhantes e socialmente desajeitados de Leonard e Sheldon. Os hábitos geeks e o intelecto dos quatro rapazes entra em contraste em relação ao efeito cômico com habilidades sociais e senso comum de Penny. Em março de 2014, a emissora americana CBS anunciou a renovação da série por mais três anos, até a décima temporada (2016/2017). No Brasil, a série é transmitida pelo canal fechado Warner com episódios inéditos todas as segundas a partir das 20 horas. 


"Game of Thrones"

Série criada por David Benioff e D. B. Weiss para a HBO, baseada nos livros "As Crônicas de Gelo e Fogo" escritos por George R. R. Martin e considerada uma das séries de maior sucesso da TV fechada nos EUA e no mundo.  A história se passa nos Sete Reinos de Westeros, onde "verões duram décadas e os invernos uma vida inteira" e mostra as violentas lutas dinásticas entre as famílias nobres para ter o controle do Trono de Ferro de Westeros. A sexta temporada começou recentemente e já bate recordes de audiência. No Brasil é transmitida pelo canal fechado HBO aos domingos, a partir das 00h30. 


"Doctor Who"

Quem disse que a TV aberta não oferece opções de cultura nerd/geek? A TV Cultura exibe "Doctor Who" de segunda a sexta as 20 horas. É considerada a série de ficção científica mais longa da TV, com 26 temporadas na sua primeira fase (1963 - 1989) e mais sete desde 2005, produzida e transmitida pela BBC. A trama acompanha as aventuras do Doutor, um homem que viaja no tempo com a missão de resolver problemas que encontra pela história. Até hoje, já existiram 12 doutores.  


Literatura é uma das grandes fontes da cultura nerd/geek. Teorias, filosofias, filmes e muito mais são baseados em uma vasta seara de títulos. Isaac Asimov, maior referência em literatura de ficção científica, principalmente pelo envolvimento com a robótica, é quem finaliza as nossas dicas, com destaque para a trilogia  "Fundação", que descreve em detalhes a história de um futuro distante e de como o destino de seus personagens é influenciado por uma instituição chamada Fundação Enciclopédica. As previsões sobre o futuro são impressionantemente precisas. Os três livros que compõem a trilogia - "Fundação"(1951), "Fundação e Império"(1952) e "Segunda Fundação"(1953) - foram eleitos, em 1966, a melhor série de ficção científica e fantasia de todos os tempos, superando concorrentes de peso como "O Senhor dos Anéis", de J. R. R. Tolkien. Os nerds/geeks de plantão têm a fantasia de que essa obra um dia se transforme em filme. “Eu, Robô”, um dos contos de Asimov , serviu de base para o roteiro do longa metragem homônimo lançado em 2004 e estrelado por Will Smith.

E aí? Curtiu nossas dicas especiais para o  "Dia do Orgulho Nerd"? Sabemos que existem listas infinitas de filmes, livros, séries, entre outros. E se você tem uma dica, deixe seu comentário aqui no blog, ok?

Que no dia 25 de maio, a força esteja com você!
Share: