https://nalinguadoju.blogspot.com/    opinião       moda       dicas nldj       música       vídeos       comportamento      http://facebook.com/nalinguadojuoficial    http://instagram.com/julianocesarsilveira
,

CINEMA TERROR: Experts dão dicas de filmes para o Halloween!


Final de semana prolongado e um Halloween para aguçar os ânimos. O blog NLDJ chamou três experts em cinema para indicar clássicos do gênero "Terror", daqueles obrigatórios e que não podem faltar nessa data. Com essa lista, seu feriado será no mínimo uma saga de ótimos sustos e insônia redobrada. De uma coisa já sabemos: "O Exorcista" foi escolha unânime entre os filmes indicados. Isso quer dizer que será um dos títulos obrigatórios no seu line up. E lembre-se: Randy (Jamie Kennedy) na franquia "Pânico", já nos avisou sobre as seis regras de sobrevivência em um filme de terror:

1º Você não vai sobreviver se fizer sexo.
2º Você não vai sobreviver se beber ou usar drogas.
3º Você não vai sobreviver se falar “Volto já”.
4º Todo mundo é suspeito.
5º Você não vai sobreviver se perguntar “Quem está aí?”
6º Você não vai sobreviver se sair para investigar um barulho estranho.

Confira as dicas dos especialistas:


Paulo Balderramas: diretor de teatro e cinéfilo.


O Exorcista (1973), de William Friedkin
Elenco: Ellen Burstyn, Max von Sydow, Lee J. Cobb, Kitty Winn

Em Georgetown, Washington, uma atriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.

Veja o trailer aqui.
Assista online aqui.


A Hora do Pesadelo (1984), de Wes Craven
Elenco: John Saxon, Ronee Blakley, Heather Langenkamp, Amanda Wyss

Um grupo de adolescentes tem pesadelos horríveis, onde são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger (Robert Englund), um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança. Agora Krueger pode retornar para se vingar daqueles que o mataram, através do sono.

Veja o trailer aqui.
Assista online aqui.


Poltergeist - O Fenômeno (1982), produzido por Steven Spielberg e dirigido por Tobe Hooper
Elenco: Craig T. Nelson, JoBeth Williams, Beatrice Straight, Dominique Dunne

Família é visitada por fantasmas, que inicialmente se manifestam apenas movendo objetos pela casa, mas gradativamente vão aterrorizando-os cada vez mais, chegando a sequestrar a caçula através do televisor. Os pais se desesperam e uma especialista em fenômenos paranormais sugere que eles busquem a ajuda de uma mulher com poderes mediúnicos.

Veja o trailer aqui.
Assista online aqui.


Carrie, a Estranha (1976), de Brian De Palma
Elenco: Sissy Spacek, Piper Laurie, Amy Irving

Carry White (Sissy Spacek) uma jovem que não faz amigos em virtude de morar em quase total isolamento com Margareth (Piper Laurie), sua mãe e uma pregadora religiosa que se torna cada vez mais ensandecida. Carrie foi menosprezada pelas colegas, pois ao tomar banho achava que estava morrendo, quando na verdade estava tendo sua primeira menstruação. Uma professora fica espantada pela sua falta de informação e Sue Snell (Amy Irving), uma das alunas que zombaram dela, fica arrependida e pede a Tommy Ross (William Katt), seu namorado e um aluno muito popular, para que convide Carrie para um baile no colégio. Mas Chris Hargenson (Nancy Allen), uma aluna que foi proibida de ir festa, prepara uma terrível armadilha que deixa Carrie ridicularizada em público. Mas ninguém imagina os poderes paranormais que a jovem possui e muito menos de sua capacidade vingança quando está repleta de ódio.

Veja o trailer aqui.
Assista online aqui. 


Invocação do Mal (2013), de James Wan 
Elenco: Vera Farmiga, Patrick Wilson, Ron Livingston e Lili Taylor.

Harrisville, Estados Unidos. Um casal (Ron Livinston e Lili Taylor) muda para uma casa nova ao lado de suas cinco filhas. Inexplicavelmente, estranhos acontecimentos começam a assustar as crianças, o pai e, principalmente, a mãe. Preocupada com algumas manchas que aparecem em seu corpo e com uma sequência de sustos que levou, ela decide procurar um famoso casal de investigadores paranormais (Patrick Wilson e Vera Farmiga), mas eles não aceitam o convite, acreditando ser somente mais um engano de pessoas apavoradas com canos que fazem barulhos durante a noite ou coisas do gênero. Porém, quando eles aceitam fazer uma visita ao local, descobrem que algo muito poderoso e do mal reside ali. Agora, eles precisam descobrir o que é e o porquê daquilo tudo acontecendo com os membros daquela família. É quando o passado começa a revelar uma entidade demoníaca querendo continuar sua trajetória de maldades.

Veja o trailer aqui.
Assista online aqui.


Ricardo Pereira: colunista de cinema na Rede Bom Dia e curador do MIS (Museu da Imagem e do Som de Campinas).


Desafio do Além (1963), de Robert Wise
Elenco: Julie Harris, Claire Bloom e Richard Johnson

O Dr. Markway (Richard Johnson) faz uma pesquisa para provar a existência de fantasmas e com isso se interessa pela Hill House, uma mansão com 90 anos localizada na Nova Inglaterra e que tem em sua história mortes, violência e loucura. Junto com ele estão Luke Sanderson (Russ Tamblyn), um cético que está para herdar a casa, a misteriosa e clarividente Theodora (Claire Bloom) e a insegura e carente Eleanor Lance (Julie Harris), cujos dons psíquicos a transformam no instrumento de ligação com os espíritos da velha mansão. Gradativamente fica óbvio que eles encontraram algo muito maior e aterrorizante do que poderiam imaginar.
O Bebe de Rosemary (1968), de Roman Polanski
Elenco: Mia Farrow, John Cassavetes, Ruth Gordon

Um jovem casal, Rosemarey (Mia Farrow) e Guy Woodhouse (John Cassavetes), se muda para um prédio habitado por estranhas pessoas, onde coisas bizarras acontecem. Quando ela engravida, passa a ter estranhas alucinações e vê o seu marido se envolver com os vizinhos, uma seita de bruxas que quer que ela dê luz ao Filho das Trevas.
O Exorcista (1973), de William Friedkin 
(Veja informações e sinopse acima)


Suspiria (1977), de Dario Argento
Elenco: Dario Argento, Jessica Harper e Joan Bennett

Suzy é uma jovem americana chega em Fribourg para fazer cursos em uma academia de dança de prestígio. A atmosfera do lugar, estranho e perturbador, acaba surpreendendo a garota. Quando uma jovem estudante é assassinada, Suzy entra em estado de choque. O ambiente fica ainda pior quando o pianista cego da academia morre atacado por seu próprio cão. A jovem descobre que o local já foi a casa de uma bruxa conhecida como a Mãe dos Suspiros.

Veja trailer aqui.


Halloween - A Noite do Terror (1978), de John Carpenter
Elenco: Donald Pleasence, Jamie Lee Curtis, Nancy Kyes e Tony Moran.

Michael Myers (Tony Moran) é um psicopata que vive em uma instituição há 15 anos, desde quando matou sua própria irmã. Porém, ele consegue fugir de seu cativeiro e retorna à sua cidade natal para continuar seus crimes na localidade que, aterrorizada, ainda se lembra dele.

Veja o trailer aqui.
Assista online aqui.


Luiz Andreghetto: Cinéfilo e colunista de cinema no site campinas.com.br

O Exorcista (1973), de William Friedkin
(Veja informações e sinopse acima)

Poltergeist - O Fenômeno (1982), produzido por Steven Spielberg e dirigido por Tobe Hooper
(Veja informações e sinopse acima)


O Iluminado (1980)
Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd

Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.




O Massacre da Serra Elétrica (1974), de Tobe Hooper
Elenco:  Marilyn Burns, Allen Danziger, Paul A. Partain

Em 1973, a polícia texana deu como encerrado o caso de um terrível massacre de 33 pessoas provocado por um homem que usava uma máscara feita de pele humana. Nos anos que se seguiram os policiais foram acusados de fazer uma péssima investigação e de terem matado o cara errado. Só que dessa vez, o único sobrevivente do massacre vai contar em detalhes o que realmente aconteceu na deserta estrada do Texas, quando ele e mais 4 amigos estavam indo visitar o seu avô.  

Veja o trailer aqui.


A Bruxa de Blair (1999), de Daniel Myrick e Eduardo Sanchez
Elenco:  Heather Donahue, Michael C. Williams e Joshua Leonard

Três estudantes de cinema embrenham-se nas matas do estado de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. Um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes e fitas de vídeo encontrada na mata. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu macabro destino.

Veja o trailer aqui.
Assista online aqui.
Share: