https://nalinguadoju.blogspot.com/    opinião       moda       dicas nldj       música       vídeos       comportamento      http://facebook.com/nalinguadojuoficial    http://instagram.com/julianocesarsilveira

Dossiê do Perfume: dicas de como usar, escolher e conservar


A história do perfume remonta há três mil anos e as lendas que envolvem sua criação vão mais longe ainda. Foi na Índia e na Arábia que surgiram os primeiros mestres da perfumaria. Ali já havia sido criada a água de colônia, obtida pela maceração de pétalas de rosas.

Os árabes não só compreendiam e apreciavam os prazeres dos perfumes, mas também tinham conhecimentos avançados de higiene e medicina. Eles produziram elixires partindo de plantas e animais com propósitos cosméticos e terapêuticos. Por volta do século X, Avicena descobriu a destilação dos óleos essenciais das rosas, e assim criou a Água de Rosas. Depois veio a Eau de Toilette, feito para a rainha da Hungria. No século XIX o perfume ganha novos usos, como o terapêutico, por exemplo.

O esplendor da perfumaria florescia com a renascença. Foi então, na Europa que o perfume desenvolveu e se popularizou. Mesmo feito ainda de forma artesanal desempenhava sua forma social como parte dos luxos diários e necessários de toda mulher, encantando com suas doces fragrâncias e charmosos frascos, capazes de transformar os perfumes até os dias de hoje, em verdadeiros objetos de desejo.

Foi nessa época que Paris se tornou uma referência mundial em produção de fragrâncias e perfumes, e fez com que os perfumes franceses conquistassem o mundo. Hoje os perfumes se dividem em alguns tipos.

Tipos de pefumes mais comuns:

- Eau de Parfum: mais forte, tem, em sua composição, de 10% a 20% de concentração de essências e seu efeito de fixação chega a 12 horas. Bastam algumas gotas em lugares estratégicos como a nuca, atrás da orelha e atrás do joelho, para você ficar perfumado o dia todo.

- Eau de Toilette: Com fragrâncias mais discretas são perfeitos para serem usados em climas tropicais com o goiano. Sua fixação não passa de oito horas, e mesmo assim, em dias mais quentes. Sua concentração de essência varia entre 6% e 12%.

- Eau de Cologne: Excelentes para o nosso clima, também podem ser usados durante o dia. Seu poder de fixação não dura mais do que cinco horas e a concentração fica entre 5% e 8%.

- Deo Colônia: O mais suave dos perfumes tem o mínimo de concentração de essência, chegando ao máximo de 10%, sendo sua fixação de duas a quatro horas, com algumas exceções que chegam a até 8 horas.

Composição dos Perfumes e as Famílias Olfativas.

O perfume é uma mistura composta por três componentes básicos:

- Essências ou óleos essenciais: São a classe de substâncias que geram o perfume. As essenciais podem ser naturais (extraídos, por exemplo, de flores, de folhas, de raízes ou de animais), sintéticos(como o aldeído benzóico, a heliotropina, etc.) ou artificiais (por exemplo, o trinitributilxileno).

- Fixadores: São substâncias que são utilizadas para retardar ou até mesmo impedir a volatilização das essenciais ou óleos essenciais, conservando por mais tempo o aroma. Estas substâncias podem ser naturais (de origem animal ou vegetal) ou artificiais (por exemplo, o solisilato de benzila).

- Diluentes: São utilizados para dar ao preparado uma concentração adequada (certa), ou seja, para que ele não fique forte em excesso. Os diluentes mais comuns são o álcool (etanol) e a água. A sua quantidade depende do tipo de perfume que se quer obter.

Os perfumes têm em sua composição uma combinação de fragrâncias/essências distribuídas segundo o que os perfumistas denominam de notas de um perfume. Chamamos de notas às intensidades que certas essências se volatilizam. Assim, um bom perfume possui três notas:

- Nota superior (ou cabeça do perfume): É a parte mais volátil do perfume e a que detectamos primeiro, geralmente nos primeiros 15 minutos de evaporação.

- Nota do meio (ou coração do perfume): É a parte intermediária do perfume e leva um tempo maior para ser percebida, de 3 a 4 horas.

- Nota de fundo ( ou base do perfume): É a parte menos volátil, geralmente leva de 4 a 5 horas para ser percebida. É também denominada “fixador” do perfume.

As fragrâncias também podem ser agrupadas segundo famílias, sendo cada família caracterizada por uma dominante olfativa. A seguir, confira a classificação das fragrâncias em oito famílias olfativas diferentes:

- Cítricos Florais ou Frutados: As matérias-primas são extraídas de cascas de frutas cítricas como lima, limão, laranja, bergamota, etc.

- Florais Aldeídos: As matérias-primas são extraídas de flores. São perfumes românticos, delicados e discretos.

- Fougère ou Amadeirados: As matérias-primas são leves e frescas extraídas normalmente da madeira, tubérculos e raízes. São utilizados em fragrâncias masculinas.

- Chipres Florais: As matérias-primas são extraídas de musgos, normalmente, do carvalho. São perfumes clássicos e sofisticados.

- Orientais Florais: As matérias-primas são à base de âmbar, baunilha e tuberosas. São perfumes fortes, marcantes, misteriosos e super sensuais.

- Couros Secos: As matérias-primas são extraídas do tabaco, de madeira, couro, musgos, etc. São fragrâncias extremamente secas que tentam reproduzir o aroma do couro.

- Aldeídos Florais: São geralmente misturas sintéticas (os aldeídos). Possuem uma certa frescura inicial característico e picante.

- Aromáticos Secos e Frutados: As matérias-primas são a base de cominho, manjericão, estragão, cravo, canela, noz moscada e pimenta. São misturas de secos e frutados que criam uma fragrância híbrida.

Como escolher o perfume:

Algumas pessoas têm dificuldade na hora de escolher o perfume ideal, ainda mais por causa da variedade de embalagens desenvolvidas para conquistar o consumidor também pelos olhos. Assim como toda uma propaganda. Na hora de comprar, o ideal é experimentar no máximo quatro perfumes, já que o olfato pode não sentir mais o odor do jeito certo. Dos quatro testados, o que mais agradar deve ser colocado na pele. Porém, não basta escolher o perfume mais cheiroso ou o que tem a fragrância mais agradável. Nem todos perfumes irão combinar com você porque o aroma muda de acordo com o tipo de pele, alimentação, equilíbrio hormonal, transpiração e até comportamento.

A fragrância muda ao longo do dia e as notas que compõem a essência evaporam de maneiras e em momentos diferentes de acordo com as fases do perfume. Para saber como fica o cheiro da fragrância na sua pele espere pelo menos uma hora após a aplicação, já que a absorção e duração das fragrâncias são determinadas pelo tipo de pele. Veja como descobrir o perfume certo para cada tipo de pele:

- Pele Seca: a pele seca é um pouco áspera e mais opaca, dificulta a fixação do perfume, causando o sentimento de que o perfume tem uma curta duração. O perfume certo para pele seca deve possuir um aroma mais intenso e encorpado baseado em fragrâncias orientais.
Veja Também: Saiba como escolher o perfume ideal

- Pele Oleosa: a pele oleosa tem uma fixação melhor, ela consegue segurar o aroma por mais tempo. O perfume certo para pele oleosa tem notas mais suaves. A dica para quem tem pele oleosa é evitar fragrância com cheiro muito forte. Os perfumes cítricos são ideais para peles oleosas. Os amadeirados e os florais mais amenos também são indicados para esse tipo de pele.

- Pele Normal: a pele normal é fina e macia, promove a fixação do perfume da forma como a pessoa espera. Qualquer fragrância é o perfume certo para a pele normal.

- Pele Negra: normalmente a pele negra é mais oleosa, tem uma boa aderência. O perfume certo para a pele negra possui notas florais e cítricas.

- Pele Clara: a pele clara, ou pele branca, é mais seca, fazendo com que o perfume dure menos no corpo. O perfume certo para esse tipo de pele é aquele que tem longa duração.

Confira a seguir dez dicas preciosas que farão você aproveitar da maneira correta a utilidade do perfume: 

1 - Sempre aplique os perfumes em áreas de grande circulação e que emitam calor como nuca, atrás das orelhas, pulsos, dobras dos cotovelos e atrás dos joelhos.

2 - O perfume pode manchar roupas claras. Para não correr esse risco, ao aplicar perfume diretamente na roupa, faça a uma distância de aproximadamente 30 cm. Isso vai evitar possíveis manchas.

3 - Evite uma exposição prolongada ao sol se tiver aplicado algum perfume. Além dos óleos essenciais, os perfumes contém álcool, e a exposição ao sol com esses produtos sobre a pele pode causar manchas e até queimaduras leves.

4 - Guarde seus perfumes em locais com pouca luz e longe do calor, pois assim a fragrância e estabilidade do perfume vão durar muito mais.

5 - Como já colocado acima, o perfume aplicado na pele pode ter variações de pessoa para pessoa, pois cada um tem um cheiro pessoal específico, que acaba complementando a fragrância do perfume.

6 - Não se pode avaliar completamente um perfume somente através do teste na fita olfativa. O ideal é aplicar a fragrância na pele e esperar alguns minutos para sentir realmente a ação do produto.

7 - Passe após o banho, assim a pele estará limpa e irá absorver melhor a essência. Aplique o perfume de baixo para cima, no sentido do seu corpo, isso ajuda o perfume durar mais na sua pele. E não esfregue, algumas pessoas têm o costume de passar em um pulso e esfregar no outro, isso modifica o aroma original da fragrância.

8 - Cuidado com a mistura de cheiros, como o shampoo, o creme de barbear, o sabonete e o desodorante. Ou tenha tudo da mesma família, ou mesma linha de produtos, ou então use tudo com um cheiro mais neutro para não confrontar com a essência do perfume, deixando-o se destacar mais.

9 - Durante o dia prefira utilizar perfumes com fragrâncias refrescantes e suaves, pois combinam mais com nosso clima, aplique somente em dois lugares por vez, podendo escolher entre os pulsos, atrás das orelhas e parte contrária ao joelho, borrife somente uma vez em cada lugar escolhido.

10 - Para a noite privilegie perfumes com acordes marcantes e sedutores. Em eventos importantes é permitido exagerar um pouquinho, podendo aplicar em até 4 lugares, alterne entre: a nuca, atrás das orelhas, no colo, na barriga e na parte contrária do joelho, borrifando também somente uma vez em cada lugar escolhido, cuidado para não exagerar e estragar o efeito do perfume.

Sugestões:

Eau de Parfum:

Composto por ingredientes ousados e brutos, Bulgari Man In Black é caracterizado por uma assinatura neo-oriental sensual. Suas vibrantes notas de cabeça se fundem em um inesperado coração floral e masculino, culminando em um intendo e envolvente toque amadeirado. A fragrância revela notas picantes em sua cabeça, com o âmbar característico que contrasta com um apimentado sutil, criando uma nuance vibrante e única. Seu fundo tem entonações calorosas e cativantes da resina de Benjoim combinadas com a força da madeira Guaiaco e enriquecido pelo aroma de tabaco da fava tonka.


Presença e persistência são características existentes na fragrância e dão um toque intenso através dos aromas mais marcantes da linha Dior Homme. A íris é a flor predominante na linha e continua acentuada no Dior Homme Intense, entretanto, o hibisco e cedro da Virgínia aparecem, dando o toque concentrado e oferecendo uma nova interpretação olfativa: elegante e sensual. O Hibisco tem sementes delicadas e preserva o luxo perfumado da fragrância. Sua leveza frutal, âmbar, musky acentuado à íris reforça o poder da nota e fortalece o aroma. O cedro da Virgínia é a variedade mais nobre das essências e combinada com vetiver cria um aroma precioso, marculino e refinado. O frasco segue a linha de Dior Homme, mas atrai a sedução, com a cor preto intensa. A embalagem lembra o acabamento de couro, com linhas que formam molduras inspiradas nas casas de couture da avenida Montaigne.


Misturando notas florais radiantes, o musc ganha uma nova intensidade dando vida a uma composição mais viva. Uma fragrância construída em torno das notas de coração almiscaradas e um acorde floral sublimado por nuances elegantes e refrescantes de íris, rosas e frutas vermelhas. Sensual, masculina e elegante.

Eau de Toilette:

Uma fragrância borbulhante e explosiva, intensa e luminosa, com um toque quente de profundidade sensual e elegante. Sobre a pele, três contrastes se fundem para deixar um só rastro de pura intensidade que se evidenciam em composições cítricas, especiarias e madeiras, conferindo à fragrância, uma assinatura quente e sensual, dona de um aroma completamente envolvente. Um amadeirado com especiárias intensas, o L'Eau D'Issey Pour Homme Intense Masculino Eau de Toilette possui a bergamota e yuzu como notas de cabeça. No coração da fragrância aparece notas de cardamono, canela e noz-moscada. No fundo, incenso negro e sândalo fazem as notas finais do perfume.


Uma fragrância fresca, extremista, e que exalta a sensualidade desenfreada de cada homem. Um calor sexy cool que provoca arrepios na espinha. "Le Beau Masculino", o Apollo, que faz com que todos se derretam por ele. Uma fragrância aromática refrescante com notas de cabeça de menta congelada. No coração aparacem as notas de lavanda, e musk surge no fundo da fragrância.


Magnético e charmoso, o homem UOMO transpira confiança e poder. Cheio de ambição e intensidade, é o mestre de todas as suas escolhas. Ele é o protagonista de uma história inesquecível, onde a cada passo ele se aproxima cada vez mais de seu objetivo, seja ele qual for. Uma embalagem cinza fosco, sóbria, com um frasco elegante e transparente com uma textura canelada.

Eau de Cologne: 


Tommy é a verdadeira fragrância americana, uma combinação calorosa, amadeirada, energizada por nuances cítricos e picantes, inegavelmente refrescante e moderna. Uma mistura de frutas recém colhidas, com a pureza revigorante da chuva, e acordes de ervas trazidas pelo vento fresco. É um mix de gostos similares da própria América, pois a primeira impressão é fresca e efervescente como a toranja da Flórida, cranberries de Cape Cod, ervas e lavanda de Iowa, a relva do Kentucky e a hortelã do meio-oeste. Sutilmente quente, a composição inclui acordes de maçã verde da Nova Inglaterra, flor de cactus do Arizona e rosas amarelas do Texas. Um toque amadeirado e ambarado, com flores de algodoeiro e maçã vermelha de Vermont fecham esta composição exuberante.


A intensidade do primeiro encontro, corações batendo, novas sensações, impulso irresistível. Para o homem elegante e moderno, suave em suas atitudes. A fragrância Déclaration Cologne é amadeirada, intensa e vibrante. Um frescor original na categoria das águas frescas. Uma explosão de frescor apimentado liderado por gengibre e limão, cercado por acordes amadeirados de cedro. O frasco em vidro fosco e cor de maçã verde é inspirado no frasco original com um novo design para transmitir suavidade.


O audacioso estilista Jean Paul Gaultier inovou ao criar Monsieur, um produto masculino totalmente diferente do universo da marca, direcionado para o homem moderno e que se preocupa com a aparência. Reinvenção de um antigo gesto tradicional masculino, a fragrância é uma colônia "splash" que estimula a sensação energizante logo após o banho da manhã. A energia impulsionada é graças ao cedro e ao óleo especial de citrus. Podemos resumir a colônia Monsieur em 3 palavras: refrescante, suave e energizante.

Deo Colônia


Em referência as fases que dividem as lutas, Round de Everlast foi desenvolvido para homens modernos, que têm espírito de aventura e encaram as atividades cotidianas com garra em busca de seus objetivos, assim como os verdadeiros atletas que lutam para conquistar a vitória a cada round. Amadeirado aromático, possui em sua composição, notas de lavanda, citrus, flores, jabuticaba, madeira e âmbar.
Share: