https://nalinguadoju.blogspot.com/    opinião       moda       dicas nldj       música       vídeos       comportamento      http://facebook.com/nalinguadojuoficial    http://instagram.com/julianocesarsilveira
,

Sapatos: a hora e a vez do statement shoes para os homens!

Burberry, Verão 2013

Calçados: simples acessórios ou itens fundamentais de nossa vestimenta? Apostar em tendências ou optar pela atemporalidade? Evidências existem e mostram que a história do sapato começa a partir de 10.000 a. C., ou seja, no final do período paleolítico. Em “O Capital”(1867), Karl Marx citou a importância do calçado e como um acessório tão comum poderia dizer a respeito da classe social daquele que o calçasse. Na dramaturgia brasileira, Plínio Marcos associa uma crise emocional e social em torno de um par de sapatos na peça “Dois perdidos numa noite suja” (1966) e ainda que nos dias de hoje nos sirva para nos proteger – como na época dos homens das cavernas – um bom calçado pode resultar em toda uma diferença para qualquer que seja a produção.

Desde que a coleção feminina de inverno 2008 da Prada apresentou sapatos com visual art-nouveau, as temporadas de moda seguintes passaram a focar cada vez mais as atenções nos pés. A mesma Prada, deu aos homens o seu momento “statement shoes” (termo que denomina um calçado de impacto) na coleção de primavera/verão 2011. O foco era o tradicional Oxford com acabamento de corda e borracha. E se para as mulheres a importância de um sapato de impacto pode ser a mesma que uma roupa de impacto, os homens também não ficam atrás, pois até mesmo Christian Louboutin sabe que nós, homens, também somos tão vaidosos quando a questão é o que vestir nos pés.

Atualmente, o “sapatênis” faz o gosto popular em modelos cada vez mais elaborados e modernos, deixando a onda dos sneakers um pouco adormecida. Porém, temporada após temporada, modelos clássicos como o Oxford e o Dockside ainda fazem a cabeça dos mais radicais de plantão. Ainda que a nossa cultura pregue o tênis como calçado oficial de todas as estações, seja mais ousado em suas escolhas!

Com meias ou sem? Meias, além de ser um fator importante no quesito higiene, servem para transpor conforto e minimizar o atrito entre o calçado e os pés. Porém, algumas mudanças neste item foram apresentadas nas últimas temporadas de desfiles como por exemplo, a ausência delas.

Truques de Styling: na hora de ousar, deixe as meias sociais de lado para compor um visual mais atual e moderno. Dez entre dez desfiles da temporada masculina de verão 2014 internacional adotaram esta tendência e aqui também vai pegar.

Sapatos sociais em cores escuras como preto ou marrom, necessariamente acompanham meias de tom escuro. Vale até o cinza ou o marinho, mas nunca, em hipótese alguma use meias brancas, ainda mais esportivas. É mais que cafona!

Meias coloridas, estampadas ou em padronagens como listras ou poás podem e devem ser utilizadas. Prefira os tons que contrapõem o calçado ou até mesmo o look todo, como no caso de um visual monocromático. Uma meia colorida dá mais atitude ao visual.
Share: