https://nalinguadoju.blogspot.com/    opinião       moda       dicas nldj       música       vídeos       comportamento      http://facebook.com/nalinguadojuoficial    http://instagram.com/julianocesarsilveira
, ,

Shudu Gram, a modelo SCI-FI que está dando o que falar


As redes sociais fizeram com que nos acostumássemos com uma realidade vista através de filtros e que hoje, não sabemos ao certo distinguir o que é real. Mas será que realmente perdemos o controle total de realidade? Pelo visto, uma modelo no Instagram parece ser a prova de que sim, perdemos tal controle. O nome dela é Shudu Gram, cuja característica principal é a pele negra impecável. Criada 100% através de tecnologia CGI, seu perfil @shudu.gram apresenta editoriais incríveis, assim como seu rosto já aparece na campanha da Fenty Beauty da Rihanna, usando o batom Saw-C da marca. Shudu já é considerada no Instagram como a "deusa da melanina".

"Basicamente Shudu é minha criação, ela é a minha peça de arte na qual estou trabalhando no momento", afirma o fotógrafo londrino Cameron-James Wilson. "Ela infelizmente não é uma modelo real, mas representa muitos modelos negros reais de hoje.", conclui o fotógrafo.


Parte do mistério sobre Shudu era justamente saber se ela era real ou não. Wilson, fez a confirmação de que a modelo seria sua criação virtual ao site da Harper´s Bazaar. Ele ainda chegou a hesitar a existência da modelo, já que metade da diversão de criar arte é fazer com que o espectador reconsidere sua definição de realidade. Sua intenção não foi enganar ninguém, mas sim, apresentar um trabalho de beleza e criatividade inspiradoras. "Eu uso um programa de modelagem 3D. É como uma fotografia virtual, uma vez que eu a criei, eu posso apresentá-la de várias maneiras", explicou Wilson. "Sou um fotógrafo, então é apenas uma maneira de explorar minha criatividade quando não estou no estúdio fotografando". Uma única imagem, como a que apareceu no Instagram da Fenty Beauty (foto que abre esta postagem), leva vários dias para ser criada.

A beleza de Shudu foi inspirada em uma boneca Barbie, chamada Princesa da África do Sul. "Obviamente, algumas modelos como Duckie Thot foram definitivamente grandes inspirações para ela também", revelou o fotógrafo, que afirma não querer subistituir modelos reais com o projeto, mas sim, acompanhar uma tendência atual que a tecnologia nos oferece.

Shudu não é a única modela gerada por computador no Instagram. Miquela, conhecida como @LilMiquela, tem mais de 560 mil seguidores enquanto apresenta looks de street style, tira selfies e faz merchant de marcas. Recentemente, a criação é o centro de uma polêmica ao ser escolhida pela icônica maquiadora Pat McGrath, nomeando Miquela como uma de suas embaixadoras de beleza. Lembrando que Milquela não é uma modelo real. Polêmica também com a aparição da Shudu na campanha da Fenty Beauty, já que em nenhum momento o perfil da marca de beleza informou que não seria uma modelo real.


Numa era em que o Facetuning e fotos alteradas digitalmente são a norma em plataformas sociais, Wilson disse que ele simplesmente está trazendo fantasia para a realidade. "Nós vivemos em um mundo tão filtrado agora, onde o real está se tornando falso. Eu queria criar algo que é fantasia para tornar-se mais real e trazê-lo completamente do outro lado".



Seriam as modelos feitas em CGI as novas Instamodels? As novas influenciadoras de beleza? Parte do público aceita a ideia e parte do público condena, já que a referência acaba não sendo real. O próprio corpo da Shudu, por exemplo, tem referencias nos corpos das modelos Gigi Hadid e Devon Windsor. Portanto, referências de mulheres brancas de beleza. Ainda assim, virtuais ou não, essas criaturas hoje contam com milhares de seguidores e personificam um ideal de beleza inalcançável, o que se discute em caminho oposto no mercado de Moda atual. O que você acha dessa história?

Instagram: instagram.com/shudu.gram
Share: