Top Menu

"Manus x Machina" é o tema da exibição do MET 2016


Com o título “Manus x Machina: Fashion in an Age of Technology”, o MET (The Costume Institute) do Metropolitan Museum of Art de Nova York, inaugura sua exposição anual no dia 5 de maio. Sob a curadoria de Andrew Bolton, a exposição tem como objetivo explorar a relação da moda com o processo artesanal e a produção industrial. “Manus x Machina” contará com mais de 120 peças de alta-costura e coleções ready-to-wear para a retrospectiva, que começa com as criações de 1880 do estilista Charles Frederick Worth, passando por Gabrielle “Coco” Chanel, Cristobal Balenciaga, Yves Saint Laurent, André Courrèges, Raf Simons para a Dior, Issey Miyake, Iris Van Herpen, Christopher Kane, Jean Paul Gaultier, Nicolas Ghesquière, Karl Lagerfeld para a alta-costura da Chanel (com o vestido de noiva haute couture 2015 que ilustra esta postagem, teve mais de 400 horas de trabalho), entre muitos outros. “Tradicionalmente, a distinção entre alta-costura e prêt-à-porter foi baseada no critério do ser feito à mão e à máquina, mas recentemente essa distinção foi apagada quando ambas abraçaram técnicas e práticas umas das outras”, afirma Andrew Bolton, curador da exposição. Veja a seguir uma prévia: 



A exposição também contará com o lançamento do livro "Manus x Machina: Fashion in an Age of Technology" editado por Andrew Bolton, contendo entrevistas de Sarah Burton (Alexander McQueen), Hussein Chalayan, Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli (Valentino), Nicolas Ghesquière (Balenciaga, Louis Vuitton), Lazaro Hernandez e Jack McCollough (Proenza Schouler), Christopher Kane, Karl Lagerfeld (Chanel), Miuccia Prada, Gareth Pugh e Iris van Herpen. A publicação exclusiva terá 256 páginas com 250 ilustrações ao preço de $50.

O tradicional baile que comemora a inauguração anual do MET acontece dia 2 de maio. Organizado por Anna Wintour, o MET Gala 2016 terá Idris Elba, Jonathan Ive e Taylor Swift como cicerones. Com certeza veremos um red carpet cheio de alta-costura influenciado pelas criações de ontem e de hoje.
Com patrocínio da Apple, “Manus x Machina:Fashion in an Age of Technology” será exibido no MET entre os dias 5 de maio a 14 de agosto.

AS ÚLTIMAS DO BLOG

NA LÍNGUA DO JU ® | 2017