https://nalinguadoju.blogspot.com/    opinião       moda       dicas nldj       música       vídeos       comportamento      http://facebook.com/nalinguadojuoficial    http://instagram.com/julianocesarsilveira
, ,

Marina Abramovic no Brasil: Sesc Pompeia recebe “Terra Comunal – Marina Abramović + MAI”



+ DICA NLDJ | "Marina Abramović: The Artist is Present"

Ela está entre nós. Sim, pois teve início ontem, terça-feira, 10 de março, uma super retrospectiva de Marina Abramovic no Sesc Pompeia (São Paulo). Intitulada “Terra Comunal – Marina Abramović + MAI”, a mostra já é considerada a maior já vista na América do Sul e a artista, um dos nomes mais respeitados na arte da performance. A programação dura dois meses - 10 de março a 10 de maio - e é dividida em duas partes com instalações, esculturas, performances, palestras, entre outras atividades. A exposição pode ser visitada de terça a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos e feriados, das 10h às 19h.

A parte da exposição apresenta a seção “Objetos Transitórios para Uso Humano” com 13 esculturas – sendo 10 delas interativas e com instruções de uso escritas pela própria Marina – confeccionadas com cristais e outros minerais do Brasil coletados desde 1989, quando ela fez sua 1ª visita ao país. Além disso, instalações sobre as performances “512 Horas“, “A Artista está Presente” e “A Casa com Vista para o Mar” são apresentadas de formas inéditas, ou seja, o mesmo trabalho mas com uma nova linguagem. Em vídeo, o Sesc exibe 10 apresentações gravadas ao longo da carreira de Marina e a instalação “Galeria de Retratos em Vídeo” com imagens focadas nas expressões faciais dela durante 14 trabalhos de performance feitos entre 1975 e 2000.

A parte organizada pelo MAI, o Marina Abramovic Institute, será aplicado o Método Abramovic, com sessões que começaram ontem, dia 10 e vão até o fim da mostra, em 10/05. Os inscritos passam por exercícios propostos em vídeo, de interação com diferentes objetos, de respiração e outros. Cada sessão tem duração de duas horas e meia e 100 participantes – as inscrições podem ser feitas aqui.

Clique aqui e confira a programação completa da exposição, assim como detalhes e procedimentos para inscrição dos eventos interativos.

E claro, o evento não poderia estar completo, sem a artista presente. A série de oito encontros com Marina Abramovic inclui uma palestra de abertura e conversas semanais - sempre as 20 horas - no Teatro do Sesc Pompeia, abordando temas variados como arte, performance e outros campos relacionados. Durante alguns encontros, Abramović potencializa a energia criada entre ela e o público no espaço trazendo performances executadas por Lynsey Peisinger, artista, coreógrafa e colaboradora do MAI. As conversas serão informais e o público é incentivado a participar, fazer perguntas e aprofundar conhecimentos sobre arte de performance e arte imaterial. Os encontros são gratuitos e a retirada de ingressos (dois por pessoa) poderá ser feita nas bilheterias da Rede Sesc, no dia da atividade, a partir das 13h.


Serviço:

“Terra Comunal – Marina Abramović + MAI”
De 10/03 a 10/05, de terça a sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 19h
Sesc Pompeia: r. Clélia, 93, Pompeia, SP
(11) 3871-7700
Entrada gratuita
Para informações sobre dias e horários de palestras e performances: Sesc Pompeia
Share: