O estilista Alexander McQueen morreu hoje. A causa aponta para um possível suicídio. O corpo de McQueen foi achado em sua casa, no oeste de Londres, pouco depois das 10h (horário local). Os paramédicos foram chamados, mas já encontraram o estilista morto. Segundo a "BBC", um comunicado divulgado pela polícia de Londres afirma que a morte está sendo tratada como "não suspeita", mas uma necrópsia deve ser realizada no corpo do estilista, assim como uma investigação sobre o caso.
Informações a parte, a noticia, que eu vi somente agora, caíu como uma verdadeira bomba. McQueen era um dos principais e mais importantes estilistas do Planeta Fashion, suas coleções, desde muito cedo, inspiravam momentos poderosos de criação, além de levar a moda para um nivel muito além do conceitual, até da própria arte. Emoção pura...Estou ainda chocado...Conforme especulações, a morte da mãe do estilista há três meses teria influenciado em uma possível depressão...
Desde que me conheço por gente e obsecado pelo mundo da moda, sempre acompanhei ansiosamente os desfiles de McQueen, sempre foi um dos meus preferidos. É fácil lembrar os extravagantes sapatos "Armadillo" desfilados na última coleção de verão 2010 da marca que levava o nome do estilista. É fácil também lembrar que em 2006 ele colocou no final de seu desfile um holograma poetisado de Kate Moss, quando essa estava para quase ser banida do mundo da moda. É fácil também lembrar das imagens fortes e poderosas nas criações para Givanchy...
Ainda estou mais que perplexo...O mundo da moda sentiu mais um baque daqueles: Versace em julho de 2007, Yves Saint Laurent em junho de 2008...
A morte de McQueen acontece dias antes do início da Semana de Moda de Londres e semanas antes da Semana de Moda de Paris, considerada uma das mais importantes do mundo, onde ele mostraria sua nova coleção, em 9 de março.
Clique aqui e confira a última coleção de McQueen, "Plato's Atlantis"...
Clique aqui e veja a imagem da campanha de primavera/verão 2010.
Clique aqui e assista Kate em holograma no encerramento do desfile de invero 2007 de Alexander McQueen.
Clique aqui e confira "Bad Romance", onde Lady Gaga veste criações do estilista.
Algumas pessoas só ficaram sabedo da relação de McQueen e a música por causa da Lady Gaga, mas Alexander McQueen já flertava com Bjork há séculos, uma de suas musas e admiradoras, que já vestiu criações do estilista em shows e clipes.
Lindíssima capa do álbum "Homogenic"(1997), Bjork fotografada por Nick Knight em produção de Alexander McQueen.
Assista "Alarm Call", clipe de Bjork dirigido por McQueen:
Assista "Who Is It", onde Bjork veste criação da coleção de inverno 2004.
"Pagan Poetry" de Bjork, e criação couture de McQueen.
Carreira:
Nascido em Londres, com o nome Lee Alexander McQueen, era filho de um taxista e o mais jovem de seis irmãos. McQueen largou a escola aos 16 anos e foi trabalhar na alfaiataria Savile Row’s Anderson & Sheppard, cuja lista de clientes incluía o príncipe Charles e Mikhail Gorbachev. Atuou também na Gieves & Hawkes, na famosa empresa de figurinos Angels & Bermans, e na sequência foi para a Itália e para o Japão. Retornou a Londres em 1994 e, graças a seu grande portfolio, entrou na prestigiosa escola de moda Central Saint Martins. Depois de formado, o estilista abriu sua própria grife em Londres. Em 1996 ele foi o nome principal da Givenchy, sucedendo John Galliano, antes de juntar forças com Gucci, que comprou 51% de sua empresa.
McQueen se definia como a "ovelha rosa" da família. Assumidamente gay, casou-se com seu companheiro, o cineasta George Forsyth, em 2000. A cerimônia aconteceu em Ibiza e teve a modelo Kate Moss, uma das amigas mais próximas do estilista, como dama de honra.
Premiado diversas vezes por seu trabalho, foi descoberto por Isabella Blow, que era diretora de moda da revista "Tatler". Ela comprou todas as roupas que ele havia feito em sua formatura por 5 mil libras. Blow cometeu suicídio em maio de 2007, após ser diagnosticada com câncer de ovário. McQueen ficou tão afetado pela morte da amiga que dedicou a ela sua coleção de verão 2008, apresentada na Semana de Moda de Paris. Confira:
Momentos:
A elogiada coleção de primavera/verão 1998 e a clássica chuva na passarela
Em 1999, na coleção de primavera, uma das melhores, a modelo Shalom Harlow recebeu jatos de tinta de robôs ao vivo
Xeque-Mate na Moda: encerramento do desfile de primavera/verão 2005
Givenchy by Alexander McQueen, primavera/verão de 2000
Nenhum comentário:
Postar um comentário