https://nalinguadoju.blogspot.com/    opinião       moda       dicas nldj       música       vídeos       comportamento      http://facebook.com/nalinguadojuoficial    http://instagram.com/julianocesarsilveira
, ,

"Marina Abramović: The Artist is Present"


Você já deve ter ouvido falar de Marina Abramović. Recentemente, Lady Gaga anunciou parceria com a artista em seu próximo projeto, "Artpop", e foram vistas juntas em eventos divulgados por aí. Bem antes disso, Marina é uma grande artista performática, daquelas de nos deixar extasiados. Sem pudor, sem medo, sem muito menos ser racional, apenas emoção pura e todo um poder de critica sobre o papel da mulher na sociedade. E muito mais que isso pode ser conferido no documentário "Marina Abramović: The Artist is Present", lançado ano passado e pouco divulgado por aqui.

Abramović é um dos nomes mais respeitados na arte da performance. No primeiro semestre de 2010, foi convidada pelo Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA, para realizar uma retrospectiva de sua obra. Ela aceitou o desafio e decidiu reencenar algumas de suas mais famosas peças. Para tanto, convidou artistas jovens para realizarem performances marcantes de sua trajetória. O principal destaque da exposição foi uma performance em que Marina permaneceu sentada, em silêncio, sete horas por dia, seis dias por semana, totalizando 736 horas, uma das performances com maior duração na história da arte. O público teve a oportunidade de se sentar em frente à artista e é emocionante quando os olhares se cruzam e como a performer consegue arrebatar o espectador, tanto aquele que se sentou na sua frente, quanto a quem assiste ao filme. O olhar de Marina é de uma emoção que cresce a cada cena. Difícil em alguns momentos não irmos às lágrimas.


Dirigido por Matthew Akers, o documentário foi produzido pela HBO e mostra exatamente como foi toda a construção da exposição de Marina no MoMA, mesclando com imagens biográficas a sua trajetória até os dias atuais. Ganha destaque, ainda, a relação da artista com seu parceiro Ulay, com quem viveu e trabalhou intensamente entre 1976 e 1988. O filme explora o final conturbado da relação e a reaproximação afetiva que ocorre por conta da retrospectiva no MoMA, onde estão incluídos diversos trabalhos que realizaram juntos. 


A performer também já esteve presente no blog NLDJ. Clique aqui e confira Marina Abramović no impactante clipe "Cut The World" do Antony And The Johnsons com a participação de William Dafoe e Carice van Houten. Ainda na música, o rapper Jay Z se inspirou na performance de Marina para o seu curta "Picasso Baby", gravado no MoMA. Vamos ver no que vai dar a parceria com Lady Gaga.

Clique no link abaixo e assista online "Marina Abramović: The Artist is Present".

Filmes Online HD - Assistir Filme Marina Abramovic The Artist Is Present Online Legendado
Share: