home   sobre   moda   cultura   música   comportamento   desfiles   eventos   gourmet   vídeos   roteiro



11.11.17

Destaques no Festival de Berlim em exibição na Mostra Cinema e Reflexão do #cinecpfl


Nesta semana, dois longas-metragem de estreia de seus diretores – e que mereceram destaque no Festival de Berlim e premiações no Festival de Gramado – estão na programação da mostra Cinema e Reflexão, do #cinecpfl.

A produção argentina “Medianeras – Buenos Aires na Era do Amor Virtual”, dirigida por Gustavo Taretto, dá prosseguimento ao ciclo dedicado a obras que tematizam questões ligadas às cidades. Já o brasileiro “As Duas Irenes” integra a chamada ‘sessão do realizador’, voltada a filmes inéditos ou recém-lançados e traz a Campinas o diretor Fábio Meira, a atriz Isabela Torres e a produtora Diana Almeida. As projeções acontecem às 19h.

Atração do dia 15/11, quarta-feira, “Medianeras – Buenos Aires na Era do Amor Virtual” (“Medianeras – Buenos Aires en la Era del Amor Virtual”, Argentina/Espanha/Alemanha, 2011, 92 min, 12 anos) focaliza dois jovens, seres solitários que moram na cidade de Buenos Aires e têm dificuldades em se relacionar com o mundo. Por mais que sempre se cruzem nas ruas, nunca se viram. Na busca de alguém que os compreenda, eles afogam mágoas e alegrias. O filme foi vencedor do prêmio do público da mostra Panorama no Festival de Berlim e, na competição latina no Festival de Gramado, foi eleito como melhor filme e melhor direção, tendo conquistado ainda o premio do público. No elenco estão Javier Drolas, Pilar López de Ayala e Inés Efron. O diretor Gustavo Taretto realizou em 2014 seu segundo longa-metragem, “Las Insoladas”.


Na quinta-feira, 16/11, é a vez de “As Duas Irenes” (Brasil, 2017, 89 min, 14 anos), obra protagonizada por uma menina de 13 anos, de uma família tradicional do interior brasileiro. Ela descobre que o seu pai tem uma filha de outra mulher, com a mesma idade e o mesmo nome que ela – Irene. Ela então começa a perceber como se dão as relações sociais e vai entendendo que o universo adulto também é feito também de segredos e mentiras. A produção foi vencedora do prêmio de melhor filme de estreante e melhor fotografia na competição ibero-americana do Festival de Guadalajara, no México. Acumulou ainda os prêmios de melhor roteiro, melhor ator coadjuvante, melhor direção de arte e prêmio da crítica no Festival de Gramado. O elenco é liderado por Isabela Torres, Priscila Bittencourt e Marco Ricca.


O ciclo sobre cidades da mostra Cinema e Reflexão prossegue nas próximas semanas com títulos assinados por Bernardo Bertolucci (“Os Sonhadores”), Paolo Sorrentino (“A Grande Beleza”), Jia Zhangke (“As Montanhas se Separam”), Eliane Caffé (“Era o Hotel Cambridge”), Fernando Pérez (“Últimos Dias em Havana”), Anita Rocha da Silveira (“Mate-me Por Favor”) e João Sodré, Maíra Bühler e Paulo Pastorelo (“Elevado 3.5”).

As sessões acontecem no Instituto CPFL, que fica na Rua Jorge de Figueiredo Corrêa 1632, Chácara Primavera, Campinas. As projeções têm entrada franca, com retirada de ingressos a partir das 18h. A curadoria é assinada por Jurandir Müller e Francisco Cesar
Filho.

Clique aqui e confira a programação completa da Mostra Cinema e Reflexão do #cinecpfl.

NEWSLETTER

Cadastre seu E-mail e receba nossas atualizações

ÚLTIMAS