13.6.17

Laboratório de Imagem e Som da Unicamp (LIS) celebra 15 anos com exposição e filme de animação


Oficialmente, foi em 2002 a inauguração oficial do LIS, “Laboratório de Imagem e Som” na Unicamp. Sua instalação física, em espaço contíguo ao Centro de Convenções da Unicamp, foi iniciativa dos professores Carlos Roberto Fernandes, coordenador executivo e autor do projeto das instalações, e Wilson Antonio Lazaretti, coordenador associado e responsável pela disciplina de Animação Cinematográfica, com colaboração do Prof. José Mário de Martino (FEEC).

Para comemorar os 15 anos do LIS,  Carlos Roberto Fernandes e Wilson Lazaretti estão à frente de uma programação bastante especial, no dia 14 de junho.

Às 16h30, será aberta a exposição “Traço & Cor de Will Eisner, no ano de seu centenário”, com curadoria do Prof. Dr. Carlos Roberto Fernandes.

A exposição apresenta o grande mestre dos quadrinhos que, durante sete décadas, trabalhou para o reconhecimento das HQs como forma de arte diferenciada, uma literatura apoiada em desenhos, com temas variados e leitura para todos os públicos.

As imagens foram reproduzidas do acervo de revistas e livros do curador, prof. Carlos Fernandes, e são apresentadas em 4 módulos:

-"The Spirit", o personagem mais famoso de Eisner, publicado originalmente de 1940 a 1952, mostrado nas capas de 16 edições da editora Abril Jovem, na década de 90.
-"Um Contrato com Deus", primeira graphic novel, publicada em 1978, que inaugura uma nova maneira de narrativa gráfica. A reprodução das 60 páginas do conto completo estão em 10 pranchas.
-Capas de suas edições de Graphic Novels (romances Gráficos), em 12 imagens
-Reprodução de Arte Final de P'Gell, vilã das histórias de "Spirit" desenhada em 1947 e editada como gravura, na década de 80, e as capas de seus livros didáticos "Narrativas Gráficas" e "Quadrinhos e Arte Sequencial"
- Cartum cenográfico "Presença de Will". 

Às 19h, no auditório, Wilson Lazaretti faz exibição do seu longa metragem de animação, “História Antes de uma História”, que estreou nos cinemas no mês de março, e que teve seus primeiros traços nascidos no LIS.

O filme conta a história de Dr. K, um velho senhor que gosta muito de caminhar. No decorrer de uma de suas andanças, encontra pelo caminho vários objetos que o ajudarão a desvendar os grandes mistérios da técnica da animação. Como um desenho animado aprende a ‘andar’? O que acontece quando uma personagem é criada sem um coração? O que animar primeiro: um ovo ou uma galinha?

Seguindo o percurso de Dr. K o público vai mergulhando no mágico mundo da animação, em todas as suas etapas. A aventura conta também com o menino Matias, a garota Laurinha e a galinha Melodia, entre outros personagens. A trilha traz canções nas vozes de Elza Soares, que interpreta duas músicas da ‘Feiticeira’, Ná Ozetti, que faz a voz da “Folha Branca”, e inúmeras referências a grandes compositores clássicos como Bizet, Bach, e Carlos Gomes, entre outros, com participação da Orquestra da Unicamp.


O filme é uma realização do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, tem distribuição pela Polifilmes com codistribuição da Spcine, empresa de desenvolvimento audiovisual da Prefeitura de São Paulo.

O Laboratório, que em 2011 ganhou o nome oficial de “ Laboratório de Imagem e Som 'Prof. Dr. Carlos Roberto Fernandes” fica junto ao Centro de Convenções da Unicamp, na R. Elis Regina, 131 - Cidade Universitária, Campinas. Os eventos são abertos.

Serviço: 

15 Anos do LIS – Laboratório de Imagem e Som “Prof. Dr. Carlos Roberto Fernandes”
Data: 14 de junho de 2017
Exposição “Traço & Cor de Will Eisner, no ano de seu centenário”
Abertura: 14 de junho, 16h30
Local: Estúdio do LIS – Laboratório de Imagem e Som – Unicamp - Centro de Convenções da Endereço: Unicamp, na R. Elis Regina, 131 - Cidade Universitária
Exibição de filme: “História Antes de uma História”
Horário: 19h
Auditório do LIS - Centro de Convenções da Unicamp, na R. Elis Regina, 131 - Cidade Universitária

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
NA LÍNGUA DO JU ® - 2017