Com curadoria de Marina Person, mostra Cinema e Reflexão exibe em junho filmes com temáticas femininas


O premiado longa-metragem “Aquarius”, estrelado por Sonia Braga, é atração de abertura do ciclo temático mulheres, promovido em junho pela mostra Cinema e Reflexão, do Cine CPFL. Tendo merecido première mundial no Festival de Cannes, a obra é dirigida por Kleber Mendonça Filho (do premiado “O Som ao Redor”) e é projetada em 1º de junho, quinta-feira às 19h.

A programação conta com seleção de filmes feita pela curadora convidada Marina Person e inclui ainda títulos como “Jogo de Cena” (em exibição em 7/06), com participações de Marília Pêra, Fernanda Torres e Andrea Beltrão; “Estrelas Além do Tempo” (8/06), sobre um grupo de funcionárias negras da NASA nos anos 1960; “A Hora da Estrela” (15/06), longa dirigido por Suzana Amaral e baseado em Clarice Lispector; o belga “Dois Dias, Uma Noite” (21/06), que rendeu múltiplas premiações à atriz Marion Cotillard; a produção brasileira “Que Horas Ela Volta?”, da diretora Anna Muylaert, com Regina Casé a frente do elenco; o premiado argentino “Paulina” (28/06); e “Um Céu de Estrelas” (29/06), que é seguido de debate com sua realizadora, Tata Amaral, e a escritora Clara Averbuck.

Um dos mais comentados filmes brasileiros de 2016, “Aquarius” (Brasil/França, 2016, 145 min, 16 anos) acompanha Clara, uma jornalista aposentada de 65 anos que mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessada em construir um novo prédio no espaço, uma construtora consegue adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia. No elenco estão ainda Maeve Jinkings, Irandhir Santos e Humberto Carrão.

Vencedor do prêmio ICS – International Cinephile Society de melhor atriz no Festival de Cannes, “Aquarius” foi eleito melhor filme nos festivais World Cinema Amsterdã, Sidney, Cartagena de Índias (competição “Gemas”), Jerusalém e Transatlantyk (Polônia); melhor atriz e prêmio do júri nos festivais de Biarritz e Lima; melhor atriz e prêmio do público no Festival de Mar del Plata; melhor atriz, prêmio da crítica internacional, prêmio dos cineclubes, prêmio Signis e Prêmio Roque Dalton no Festival de Havana; melhor direção e melhor atriz nos prêmios Fênix; melhor filme ibero-americano no Festival do Panamá; melhor filme, melhor direção, melhor atriz e melhor roteiro pelo júri da crítica e pelo júri popular no Festival Sesc Melhores Filmes.

Sobre Marina Person:

Formada em cinema pela Universidade de São Paulo, Marina Person é diretora dos longas-metragens “Person” (2007) e “Califórnia” (2015). Foi apresentadora de programas televisivos nas emissoras MTV Brasil, Glitz*, TV Cultura, VHS1 Brasil e Arte1. Atualmente está à frente de “O Papel da Vida”, no Canal Brasil, e "Cinedrops", na Rádio Eldorado FM. É sócia da produtora Mira Filmes, responsável por filmes, webséries, projetos transmídias e séries expográficas.

Com curadoria geral de Francisco Cesar Filho e Jurandir Müller, as sessões da mostra Cinema e Reflexão acontecem no Instituto CPFL, que fica na Rua Jorge de Figueiredo Corrêa 1632, Chácara Primavera, Campinas. As projeções têm início às 19h, com entrada franca (retirada de ingressos a partir das 18h).

Confira a seguir a programação de completa de junho, da Mostra Cinema e Reflexão do Cine CPFL

1/06 (quinta-feira) – 19h
“Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho

7/06 (quarta-feira) – 19h
“Jogo de Cena”, de Eduado Coutinho

8/06 (quinta-feira) – 19h
“Estrelas Além do Tempo”, de Theodore Melfi

14/06 (quarta-feira) – 19h
“A Hora da Estrela”, de Suzana Amaral

15/06 (quinta-feira) – 19h
Sessão do Realizador
Pré-estreia, com presença do diretor Cristiano Burlan e do ator Mário Bortolotto
“No Vazio da Noite”, de Cristiano Burlan

21/06 (quarta-feira) – 19h
“Dois Dias, Uma Noite”, de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne

22/06 (quinta-feira) – 19h
“Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert

28/06 (quarta-feira) – 19h
“Paulina”, de Santiago Mitre

29/06 (quinta-feira) – 19h
Sessão Debate, com presença da cineasta Tata Amaral e da escritora Clara Averbuck
“Um Céu de Estrelas”, de Tata Amaral

Mais informações podem ser acessadas através da fanpage: facebook.com/cinemaereflexaocpfl.

Serviço:

Cine CPFL: Mostra Cinema e Reflexão
Tema: Mulheres, com a curadoria de Marina Person
Data: Toda quarta e quinta-feira do mês de junho
Local: Instituto CPFL Cultura
Endereço: Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas - SP
Informações: (19) 3756-8000
Horário: 19h
Entrada: gratuita - por ordem de chegada, uma hora antes de cada sessão

Nenhum comentário:

NÃO DEIXE DE VER


ÚLTIMAS



HOME    SOBRE    CONTATO    MODA    CULTURA    MÚSICA    HOT    BEAUTÉ    EVENTOS    COMPORTAMENTO    DESFILES    ACESSÓRIOS     LGBT    GOURMET    MIXTAPE    ENTREVISTA    NOITE    TREND    ROTEIRO    DJ-SET    VÍDEOS    MIDIA KIT    PARCEIROS