Cineastas Estela Renner e Renata Meirelles nesta quinta (27/04) no Cine CPFL em Campinas


Nesta quinta-feira, 27/04, a partir das 18 horas, no Instituto CPFL, as cineastas Estela Renner e Renata Meirelles realizam debate que acontece ao final da projeção do longa-metragem "Território do Brincar", dirigido por David Reeks e Renata Meireles, que tem início às 19 horas, com entrada franca.

O longa-metragem faz parte do Projeto Território do Brincar, uma parceria com o Instituto Alana, que mapeou, entre abril de 2012 e dezembro de 2013, as muitas formas de brincar em comunidades rurais, indígenas, quilombolas, das grandes metrópoles, do sertão e do litoral.

A educadora Renata Meirelles, coordenadora do projeto, conta que uma das propostas é aproximar o adulto do universo infantil. “Quando a gente opta olhar o brincar, a gente opta por trazer o que há de mais belo e potente na infância. Com o filme, a gente quer aproximar as pessoas do que há de mais potente no ser humano e relembrar isso para os adultos”.

Outra ideia do projeto, diz Renata, é mostrar a diversidade do Brasil a partir das crianças. “O que a gente gostaria com esse filme e com o projeto em geral é espelhar a beleza que somos como país e como pessoas. A importância do filme é a escuta da criança para que ela nos espelhe tudo isso”, disse a educadora, que fez o filme em parceria com o marido, o documentarista David Reeks.

Estela Renner:

Diretora, roteirista e co-fundadora da Maria Farinha Filmes. Estela Renner morou durante sete anos nos Estados Unidos, onde fez Mestrado em Motion Pictures e trabalhou escrevendo e dirigindo Sitcoms. De volta ao Brasil, passou a dedicar seu trabalho a ajudar a promover mudanças sociais e ambientais através obras audiovisuais. Estela escreveu e dirigiu “Muito Além do Peso”, documentário sobre a epidemia de obesidade infantil, e “Criança: a Alma do Negócio”, sobre os efeitos da propaganda dirigida às crianças. Ambos foram assistidos por mais de dois milhões de pessoas, e tiveram influência na mudança de políticas públicas. Para a TV Globo, Estela co-criou e dirigiu 10 dos 25 episódios da série “Jovens Inventores”, sobre adolescentes carentes que criaram algo para melhorar a vida das suas comunidades. A série vai ao ar aos sábados, e atinge mais de 23 milhões de pessoas. Como roteirista, Estela também escreveu para a TV Globo a ficção “Ela Faz Cinema”, e para a Fox Internacional, o longa-metragem de animação Lino. Em 2016, lança mais um documentário escrito e dirigido por ela – “O Começo da Vida” - sobre a importância das relações humanas nos primeiros anos de vida de cada pessoa.

Renata Meirelles

Há 16 anos a educadora Renata Meirelles vem se aproximando da criança brasileira divulgando seus mais genuínos saberes. Desde 2000, desenvolve projetos com o documentarista David Reeks. Juntos desenvolveram o Projeto BIRA – Brincadeiras Infantis da Região Amazônica quando percorreram 16 comunidades indígenas e ribeirinhas.
A partir desse projeto, produziu diversos filmes de curta-metragem premiados em festivais de cinema, o livro “Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil”, vencedor do Prêmio Jabuti, e algumas exposições relacionadas.

Serviço:

Cine CPFL - "Território de Brincar"
Data: 27 de abril
Horário: 19 horas com entrada gratuita
Debate: Cineastas Estela Renner e Renata Meirelles a partir das 18 horas
Local: Instituto CPFL
Endereço: Endereço: R. Jorge de Figueiredo Corrêa, 1632 - Chácara Primavera, Campinas/SP
Telefone: (19) 3756-8000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ÚLTIMAS POSTAGENS