http?//facebook.com/nalinguadojuoficialhttp://twitter.com/nalinguadoju http://youtube.com/intongue https://br.pinterest.com/nalinguadoju/ https://plus.google.com/u/0/+JulianoSilveira nalinguadoju@gmail.com  http://feeds.feedburner.com/nalinguadoju

Feira Plana, principal evento de publicações independentes do país, acontece em SP de 13 a 19 de março


Entre os dias 13 e 19 de março, acontece a Feira Plana - Festival Internacional de Publicações de São Paulo, no prédio da Bienal em São Paulo, capital. Chegando à sua quinta edição, o evento, uma das maiores feiras de publicações independentes do Brasil, trará 150 expositores de diversos países, programação com mesas de debate e entrada gratuita. Sob o mote “Fim do Mundo”, a Plana irá fomentar projetos não só no âmbito da cultura gráfica, mas também inspirar ideias políticas e sociais por meio de debates, oficinas e palestras. Veja a seguir a programação completa do evento: 

13 a 19 de março de 2017
Casa Plana e no Pavilhão da Bienal

SEXTA, 17/3

17h
Abertura ao público

das 19h às 20h no Mezanino
¿No hay espacio para los libros? | Visita com os curadores pela exposição
Curadoria de Las Indisciplinadas: Eva Parra, Camilo Otero e Yuji Kawasima
Artistas: Benjamin Shaykin, Jesse England, Jean Keller, Angela Genusa, Annett Höland, Alessandro Ludovico, Marie Ilse Bourlanges, Lena Dunham, Marc Fischer, And Publishing, Jürg Lehni e Alex Rich, Daniel Jacoby, Eme A Noregna.

das 20h às 21h no Conversas
8Ball Community
Conversa [em inglês] | Integrantes do coletivo que criou a histórica banca The Newsstand (NY), reproduzida em 2015 no MoMA, contam sua trajetória

das 21h às 22h no Lounge Spotify
Discotecagem | Repetentes 2008, membro do coletivo de música eletrônica carioca 40% Foda/Maneirissimo. Curadoria do selo independente A Onda Errada, focado em experimentar o formato da canção.

SÁBADO, 18/3

das 13h às 14h no Auditório
Gabriella Marcella, George Wietor, Jan & Joyce, Camilo Otero e Beto Galvão
Conversa [em inglês] | Duplica! Impressores falam sobre obsolescência e reuso de tecnologias

das 14h00 às 14h30 no Encontros
André Vallias
Performance | Totem, um poema onomatotêmico sobre quem somos e o que poderíamos ser

das 14h às 17h no Binômios Fantásticos
Ateliê Infantil | O que é o fim do mundo? E quando? No futuro? Daqui a um ano, um dia, um minuto? O que a gente faz quando chega o fim? Começa de novo!

das 14h30 às 15h30 no Auditório
Simone Cortezão, Paulo Tavares, Mabe Bethônico e Jota Mombaça
Amostras do fim | Fragmentos visuais e contra-narrativas das muitas faces do fim

das 16h às 17h no Auditório
Roberto Romero e Alberto Alvares Guarani
Konãgxeka, O Dilúvio Maxakali – 2016, 13’ (Isael Maxakali e Charles Bicalho) / Nhema'en Tenondere, Além do Olhar – 2017, 10' (Alberto Alvares Guarani)
A "grande água" maxakali e a alternância das estações como os guarani as percebem: versões do fim no cinema indígena.

das 17h30 às 18h30 no Auditório
Nêgo Bispo e Paulo Nazareth
Conversa | Sonhos negros-indígenas da afro-América, o primeiro encontro entre um escritor quilombola e um artista caminhante

das 18h30 às 20h no Lounge Spotify
Apresentação ao vivo | Juliana R. e Cassius A., artistas do selo A Onda Errada, selo independente focado em experimentar o formato da canção.

DOMINGO, 19/3

das 13h30 às 14h30 no Auditório
Laerte Coutinho e Noemi Jaffe
Conversa | A língua do X não é o fim do mundo, uma conversa sobre a nova gramática de gênero, os preconceitos linguísticos e sociais.

das 14h às 17h no Binômios Fantásticos
Ateliê Infantil | O que é o fim do mundo? E quando? No futuro? Daqui a um ano, um dia, um minuto? O que a gente faz quando chega o fim? Começa de novo!

das 14h30 às 15h no Espaço Expositivo
Sofia Borges, Barbara Elias, Julia Rocha, Beatriz Sano e Eduardo Fukushima
Performance de dança | Pós-Pântano: Experimentos entre dança e fotografia

das 15h às 16h30 no Encontros
Tulipa Ruiz, Tati Bernardi, Juliana Galdino, André Sant’Anna, Guilherme Wisnik, Yasmin Thayná, MC Linn da Quebrada e Celso Sim
Leituras do fim do mundo | Artistas, escritores e músicos leem trechos das obras que salvariam se o mundo acabasse.

das 16h30 às 17h no Espaço Expositivo
Sofia Borges, Barbara Elias, Julia Rocha e Beatriz Sano
Performance de dança | Pós-Pântano: Experimentos entre dança e fotografia

das 17h às 18h no Auditório
Cinema | Reencarnações do Fim do Mundo, uma projeção das melhores cenas dos filmes do Zé do Caixão, comentada por seu criador, José Mojica Marins, e pelo biógrafo Ivan Finotti

das 18h às 19h no Lounge Spotify
MC Linn da Quebrada
Show e performance | PÓS-APOCALYPSO, o som do fim do mundo

PROGRAMAÇÃO EXTRA-PLANA

16/03 às 20h
A produção da imagem contemporânea e os feminismos | no Estúdio Madalena
Encontro | Cruzamentos entre o pensamento queer, os feminismos, questões políticas e a própria produção de imagem são o mote do encontro. Mediado pela artista e pesquisadora Fernanda Grigolin e convidados especiais, incluindo com a presença do performer mexicano Fausto Gracia e a artista e pesquisadora curitibana Luana Navarro.

13-17/03 das 13h às 19h
8Ball TV por 8Ball Community | na Casa Plana
Estação on-line de acesso público | Integrantes do coletivo produzem conteúdo exclusivo no Brasil. O público pode participar inscrevendo conteúdo inédito que não contenha nenhum tipo de publicidade.
03/13-17 from 1pm to 7pm

13-17/03
Duplica! | na Casa Plana e na Meli-Melo
Gabriella Marcella (Risotto Studio, Reino Unido), George Wietor (Issue Press, EUA), Jan & Joyce (Knust Press, Holanda), Luis Alegre (Stolen Books, Portugal), Camilo Otero (Calipso Press, Colombia), Priscila Gonzaga (Aplicação, Brasil) e Beto Galvão (Meli-Melo Press, Brasil)
Workshops e mesa-redonda | Inédito na América Latina, o projeto Duplica!, idealizado pela gráfica e editora Meli-Melo Press e pela Plana, trará pela primeira vez ao Brasil os profissionais mais renomados da risografia no cenário da publicação independente.
Duplica! at Casa Plana and at Meli-Melo
Apenas para inscritos

20/03 às 20h00
​Confabulação de editores | na Uberbau_house​
Encontro | O evento surge da vontade de estabelecer uma rede internacional de informação e colaboração entre editores latino-americanos​. A ferramenta de construção é o debate e a troca de experiências. Organizado pela Uberbau_house, a conversa conta com a presença de diversos nomes do cenário editorial da América latina, entre eles a AAPIE - Asociación Amigos de las Publicación Independiente Experimental (Argentina), Editorial Curatoria Forense - Latinoamérica, revista Arte ConTexto (Porto Alegre), Tenda de Livros (SP), Jornal de Borda (SP), Edições Aurora (SP).
Mais informação: uberbau-house.org
Espaço Uberbau_house: Rua Cipriano Jucá, nº 100 Pinheiros/Vila Madalena

21/03 às 19h30
Arriba, derecha, abajo, izquierda | na Casa Plana
Curso | Organizado pela Kitschic Ediciones, o curso busca estabelecer diálogos entre publicações selecionadas da Espanha e no Brasil. Resultará em uma publicação inédita sobre os termos que falam do fim das coisas como as conhecíamos, ou como as conhecemos, da mudança constante e da volta ao início dos nossos paradigmas e utopias sociais, políticas, tecnológicas.
Apenas para inscritos

23/03 às 19h30
Poemas com Pernas Versão Fim do Mundo | na Casa Plana
Coordenação: Thiago Barbalho e Ana Guadalupe
Evento de leitura em voz alta | Um encontro de leitores, escritores e ouvintes que gostam de se movimentar entre redes, espaços, humores, idiomas e gêneros. Nesta terceira edição, poetas de vozes dissonantes trazem seus versos para falar de suas distopias utópicas de agora e do que está por vir.

Serviço: 

Plana Festival Internacional de Publicações de São Paulo
De 17 a 19/03, sexta das 17h às 22h; sábado das 11h às 20h; domingo das 11h às 18h
Prédio da Bienal: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque do Ibirapuera, SP/SP
Entrada gratuita

MAIS LIDAS