http?//facebook.com/nalinguadojuoficialhttp://twitter.com/nalinguadoju http://youtube.com/intongue https://br.pinterest.com/nalinguadoju/ https://plus.google.com/u/0/+JulianoSilveira nalinguadoju@gmail.com  http://feeds.feedburner.com/nalinguadoju

Ciclo de cinema traz documentários e samba para o MIS Campinas

Mestre Cartola tem biografia no doc "Cartola - Música para os olhos", dia 25/02 no MIS

O MIS Campinas apresenta uma programação especial durante os dias de carnaval, de sexta à terça, 24 a 28 de fevereiro, respectivamente. O ciclo "Carnaval nas ruas, samba no MIS", sob a curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira e de Bruno Ribeiro, traz uma seleção de documentários a respeito do mais brasileiro dos ritmos musicais e seus principais compositores como Cartola e Paulinho da Viola.

+ Clique aqui e confira programação completa de Carnaval 2017 em Campinas e Região Metropolitana. 

Confira abaixo a programação com sinopses, datas e horários dos filmes. As exibições são gratuitas e seguidas de debate:

Sexta, 24 de Fevereiro, 19h30

O SAMBA QUE MORA EM MIM
Direção de Georgia Guerra-Peixe

Partindo de uma pesquisa autobiográfica, o filme sai da quadra da escola de samba Estação Primeira de Mangueira e sobe o Morro da Mangueira, no Rio de Janeiro, trazendo um relato pessoal do samba e da história da comunidade com depoimentos de: Timbaca, Cosminho, Lili, Vó Lucíola, Hevalcy, Mestre Taranta e DJ Glauber. Brasil, 2010. Colorido, 72 min.

Sábado, 25 de Fevereiro, 16h

PAULINHO DA VIOLA – MEU TEMPO É HOJE
Direção de Izabel Jaguaribe

O cantor, compositor e instrumentista Paulinho da Viola apresenta seus mestres e amigos, suas influências musicais e percorre sua rotina peculiar e discreta, apresentando hábitos e costumes desconhecidos do grande público. Brasil, 2003. Colorido, 83 min.

Sábado, 25 de Fevereiro, 19h30

CARTOLA – MÚSICA PARA OS OLHOS
Direção de Hilton Lacerda e Lírio Ferreira

Esta é a história de Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola.Um dos mais importantes compositores da música brasileira de todos os tempos, Cartola é o autor de obras-primas como "O Mundo é um Moinho", "As Rosas Não Falam", entre outras.Os diretores Lírio Ferreira e Hilton Lacerda mostram a importância de Cartola para a música brasileira, traçando um emocionante painel do autêntico samba de origem e seus principais expoentes.Um retrato de um homem que renasceu várias vezes. Brasil, 2007. Colorido, 88 min.

Domingo, 26 de Fevereiro, 18h

AS BATIDAS DO SAMBA
Direção de Bebeto Abrantes

A evolução da batida do samba carioca desde o início do século XX é o tema deste filme. Detalha-se o processo de introdução dos instrumentos percussivos e sua transformação para dar ao ritmo a peculiaridade que assume no Rio de Janeiro. Brasil, 2011. Colorido, 82 min.

Segunda, 27 de Fevereiro, 19h30

SAMBA
Direção de Thereza Jessouron

Um documentário sobre a dança do samba e sua relação com o cotidiano dos moradores do Morro da Mangueira, Rio de Janeiro. Fugindo dos estereótipos que costumam divulgar, durante o Carnaval, a mais "nacional" de todas nossas danças, o documentário revela o mundo e a vida dos passistas da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira e o samba das biroscas do alto do morro, dos ensaios técnicos realizados sem fantasia e de pé no chão, ou das rodas de samba das esquinas da favela. Brasil, 2001. Colorido, 54 min.

Terça, 28 de Fevereiro, 19h30

O MISTÉRIO DO SAMBA
Direção de Carolina Jabor e Lula Buarque de Holanda

O cotidiano e as histórias da Velha Guarda da Portela, o grupo de veteranos artistas de uma das escolas de samba mais populares do Rio de Janeiro. Brasil, 2008. Colorido, 88 min.

Serviço:

Ciclo "Carnaval nas ruas, samba no MIS"
Data: de sexta a terça, 24 a 28 de fevereiro
Horário: 19h30
Local: MIS Campinas - Museu da Imagem e do Som de Campinas - Palácio dos Azulejos
Entrada gratuita
Endereço: Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas - SP
Informações: (19) 3733-8800
Site: miscampinas.com.br 

RELACIONADAS

MAIS LIDAS