Galleria Shopping recebe exposição de fotos e leilão em prol ao Centro Espírita Allan Kardec

Foto: Martinho Caires

O Galleria Shopping, em Campinas, será palco de uma iniciativa que soma engajamento e solidariedade. O projeto Bons Ventos reunirá exposição e leilão de fotos em benefício ao Centro Espírita Allan Kardec (CEAK), entidade conveniada à Fundação FEAC que teve a unidade Educandário Eurípedes devastada pelas tempestades do dia 5 de junho. 

As imagens doadas por 30 fotógrafos poderão ser conferidas nos corredores do shopping a partir de quarta-feira, 20, e no dia 26 de julho, às 19h30, serão leiloadas no auditório da Livraria da Vila, com toda a renda revertida à instituição. “Para nós do Galleria, que também foi fortemente atingido pelo temporal, é uma honra ainda maior poder participar dessa campanha em prol do CEAK. Estamos muito felizes em poder contribuir”, afirma a gerente de marketing, Regina Mello. 

A ideia de ajudar foi do fotógrafo Juan Carlos Carabetta, que se sensibilizou com a situação da entidade. “Por meio da FEAC, trabalhei com o Educandário há cerca de 20 anos e na época fiquei muito bem impressionado com o trabalho desenvolvido. Após assistir uma matéria sobre a destruição na instituição, fiquei tocado e tive a ideia de contribuir de alguma forma”, diz. Para organizar o projeto Bons Ventos, Juan Carabetta buscou inspiração no Outubro Rosa, outra mobilização que contou com 20 fotógrafos e que retratou 20 mulheres que venceram o câncer de mama. A ação resultou em uma exposição no Iguatemi Campinas e percorreu outros espaços de Campinas e diversas cidades do Estado em 2015. Por meio do Outubro Rosa nasceu também a parceria de Juan com Juliana Oliveira, produtora executiva das duas iniciativas. 

Cada um dos 30 fotógrafos irá doar uma obra autoral e imprimir a imagem no tamanho 40cm x 60cm, reproduzida em papel de algodão com padrão fine art, apropriada para colecionadores. Segundo Ricardo Lima, fotógrafo que também participa da organização da exposição e do leilão, houve uma curadoria para escolher uma foto entre as que foram enviadas pelos profissionais envolvidos no projeto. “Optamos pelas imagens mais alto astral, das mais diversas vertentes”, disse Lilica, que também é o idealizador do Festival de Fotografia de Campinas Hércules Florence. A partir daí, a exposição e o leilão contarão com 30 imagens ricas em diversidade, em preto e branco ou colorido, com paisagens, natureza, personagens e outros. “São fotografias que transmitem calma e que podem ser contempladas em salas ou outros ambientes de qualquer casa”, complementou Juan Carabetta. A leiloeira será Ana Clara de Mello e Silva, que atua na área há mais de 30 anos.

A escolha do Galleria Shopping, que também foi gravemente atingido pelas tempestades no início do último mês de junho, não foi por acaso. Juliana Oliveira, produtora executiva e responsável pela execução do projeto Bons Ventos, explicou a parceria e o principal objetivo do leilão. “O mote é falar de solidariedade e para isso, formou-se uma sinergia de ajuda. Quem foi atingido pela tempestade está ajudando outras vítimas, e assim, as pessoas se engajam cada vez mais, porque diante de tragédias, coisas boas começam a florescer”, disse.

Os fotógrafos que participam do Bons Ventos são: Atelier Cromo; Carlos Bassan; Celso Palermo; Daniel Ditscheriner; Daniel Gallo; Daniel Von; Dominique Torquatro; Fabio Fantazzini; Fernando Petermann; Giancarlo Giannelli; Gil Caldas; Gui Galembeck; Gustavo Olmos; Isabela Senatore; João Rica; Juan Carabetta; Kama Ribeiro; Marcos Peron; Marcus Steinmeyer; Martinho Caires; Nelson Chinalia; Pedro Spagnol; Rafael Cruz; Rafaela Azevedo; Ricardo Lima; Roniel Felipe; Tiago Navas; Touché; Vera Ferro; Willam Marques.

Tempestade

Na madrugada do dia 5 de junho, Campinas foi atingida por raios, ventos que alcançaram mais de 100km/h, granizo e chuva que chegou a 74mm em 45 minutos. O fenômeno climático denominado micro explosão destelhou casas, derrubou árvores e deixou um rastro de destruição, principalmente na região do Galleria Shopping; Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e bairro São Quirino.

No Educandário Eurípedes, especificamente, a tempestade causou um grande prejuízo, com a necessidade de obras estimadas em R$ 620 mil, sendo que a entidade já conseguiu arrecadar mais de R$ 401,5 mil para as obras de recuperação, por meio de uma campanha de mobilização que despertou a solidariedade de empresas, instituições e da população em geral, que está contribuindo.

Saiba mais sobre a reconstrução do Educandário: ceak.org.br/reconstrucaoee

Sobre o CEAK

Fundada em 1938, o Centro Espírita Allan Kardec possui unidades na Região Central e Região Norte. É uma entidade de assistência social que oferta serviços a crianças de seis a 12 anos como: atividades culturais, artísticas, lúdicas e recreativas, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e pessoal, além de valores universais e princípios éticos de justiça e cidadania.

A instituição também atende jovens de 15 a 24 anos, oferecendo atividades que promovam atitudes cidadãs e desenvolvimento de competências básicas e específicas, além de uma maior sensibilização na vida dos usuários. O CEAK oferece cursos de maternagem e oficinas com voluntários para adolescentes e gestantes em situação de vulnerabilidade social. A entidade atua na educação infantil.

Serviço: 

Exposição Bons Ventos no Galleria Shopping
Data: de 20 a 26 de julho
Horário: 10h às 22h
Local: corredores do Galleria Shopping (Rod. Dom Pedro I, 131.5 - Jardim Nilópolis, Campinas,SP)
O leilão com as fotos expostas acontece no dia 26 de julho, às 19h30 no auditório da Livraria da Vila, no primeiro piso do Galleria Shopping.

ÚLTIMAS do blog

Copyright © NA LÍNGUA DO JU . Designed by OddThemes & VineThemes