23.6.16

Com atrizes transexuais, "Tangerine" será exibido nesta sexta, no MIS Campinas


Nesta sexta-feira, 24 de junho, o MIS (Museu da Imagem e do Som de Campinas), apresenta o filme "Tangerine" (2015), do diretor Sean Baker, a partir das 19h30. Sensação em festivais de cinema independentes, "Tangerine" conquistou o público e a crítica do Festival de Sundance em 2015 e também foi eleito o melhor filme de ficção de temática LGBT no Festival do Rio. 

A história gira em torno de Sin-Dee Rella, transexual e prostituta, que retorna da prisão e descobre, através de sua melhor amiga Alexandra, e também trans, que está sendo traída pelo namorado e agenciador Chester. Sin-Dee parte então em busca de Chester e sua amante, a cisgênero Dinah. Passado na véspera de Natal, à medida em que o dia avança, a trama aparentemente ingênua vai ganhando contorno de análise social. Do preconceito sexual ao comportamento do imigrante, até o ótimo climax cheio de melancolia, é impossível não se envolver com as histórias das personagens.  

Sean Baker, diretor do filme, realizou todas as filmagens com apenas  três aparelhos iPhones 5s. Com um orçamento de menos de US$ 125 mil, o feito reduziu bastante os gastos. Mas os destaques ficam mesmo por conta das atrizes Kitana Kiki Rodriguez e Mya Taylor, que vivem as amigas Sin-Dee e Alexandra, respectivamente. Kiki e Taylor são transexuais reais, o que dá uma visibilidade toda especial não somente para a história, mas para todo o trabalho em si. 

"Tangerine" faz parte da programação do "Festival de Inverno" no MIS Campinas, e sua exibição coincide com a véspera da XVI Parada do Orgulho de Campinas, que acontece neste domingo, 26 de junho. E o tema da parada é mais que apropriado: "Diga sim à Educação e não à Transfobia. Intolerância: o vírus mais assassino contra qualquer forma de opressão" (saiba mais sobre o evento clicando aqui). 


Serviço:

"Tangerine" - Festival de Inverno no MIS Campinas
Data: 24 de junho
Horário: 19h30
Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas - Palácio dos Azulejos
Endereço: Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas/SP
Informações: (19) 3733-8800
Entrada gratuita
Site: miscampinas.com.br
 
NA LÍNGUA DO JU ® - 2017