Cinema Marginal e Jazz: Confira a programação de maio do MIS Campinas


Com os ciclos "Cinema Marginal" e "Cinema Jazz", a programação de cinema do MIS Campinas (Museu da Imagem e do Som) acontece de 3 a 25 de maio. Entre os destaques, "O Bandido da Luz Vermelha"(1968) de Rogério Sganzerla e "Bird"(1988) de Clint Eastwood. A entrada é gratuita. Confira a programação completa:

Terça-Feira, 03/05/2016
Horário: 19h00
Filme: O Bandido da Luz Vermelha
Direção de Rogério Sganzerla
Programação: Cinema Marginal

Livremente inspirado em fatos reais. Um assaltante misterioso (Paulo Villaça) usa técnicas extravagantes para roubar casas luxuosas de São Paulo. Ele é apelidado pela imprensa de "bandido da luz vermelha", já que traz sempre uma lanterna vermelha e conversa longamente com suas vítimas. O diretor Rogerio Sganzerla tinha apenas 22 anos quando fez o filme. Premiado no Festival de Brasília melhor Filme, melhor Diretor - Rogério Sganzerla, melhor Figurino e melhor Edição. Um dos filmes mais importantes do Cinema Marginal. Eleito sexto melhor filme nacional de todos os tempos segundo a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Brasil,1968, preto e branco, 92min.

Quarta-Feira, 04/05/2016
Horário: 19h00
Filme: Hitler III Mundo
Direção de José Agrippino de Paula
Programação: Cinema Marginal

Paranoia, culpa, desejo frustrado, miséria e tecnologia num país subdesenvolvido. Narrativa fragmentária, enquadramentos distorcidos, gritos e ruídos. O nazismo toma conta da cidade de São Paulo: prisão e tortura de revolucionários, um samurai perdido no caos, amantes trancafiados, o ditador e sua corja de bárbaros conservadores. Brasil, preto e branco,1968, 70min. -




Quinta-feira, 05/05/2016
Filme: O Anjo Nasceu
Direção de Júlio Bressane
Programação: Cinema Marginal

Dois bandidos saem pela cidade cometendo atos de violência. Um deles, místico, acredita que assim está se aproximando de um anjo que lhe limpará a alma. O outro, um marginal impiedoso, segue os passos do amigo, acreditando também no anjo da salvação. Esteticamente ousado e com poucos diálogos, o filme apóia-se em larga medida em suas imagens, de enquadramentos inventivos. Brasil, 1969, preto e branco, 82 min.





Domingo, 08/05/2016
Horário: 18h00
Filme: A Mulher de Todos
Direção de Rogério Sganzerla
Programação: Cinema Marginal

Ávida por visitar a exótica Ilha dos Prazeres, a ninfomaníaca Ângela Carne e Osso(Helena Ignez) convida o amante para a viagem. Desconfiado, seu marido(Jô Soares) contrata um detetive particular que acaba revelando o plano ao se apaixonar pela moça. Desconcertado diante do flagra, o empresário prepara uma terrível vingança. Brasil,1969, preto e branco, 93min.



Segunda-Feira, dia 09/05/2016
Horário: 19h00
Filme: Matou a Família e foi ao Cinema
Direção de Júlio Bressane
Programação: Cinema Marginal

Márcia Rodrigues, Renata Sorrah, Antero de Oliveira, Vanda Lacerda
Obra essencial do cinema brasileiro, que gravita entre o burlesco e o dramático, o clichê e o sublime, a vida social e o olhar lançado à intimidade dos personagens. Um rapaz mata os pais a navalhadas e vai ao cinema assistir a “Perdidos de amor”. Duas mulheres em uma casa em Petrópolis. A montagem dispersa as linhas narrativas ao longo do filme, “alienando” programaticamente as partes do conjunto. Brasil, 1969, preto e branco, 80 min.

Terça-Feira, 10/05/2016
Horário: 19h00
Filme: Meteorango KID - O Herói Intergalático
Direção de André Luiz de Oliveira
Programação: Cinema Marginal

Com humor e escatologia, o filme apresenta o cotidiano de um revoltado universitário em busca de aventuras. Ilustre exemplar da vertente baiana do cinema marginal. Brasil,1969, preto e branco, 85 min.








Quarta-Feira, 11/05/2016
Horário: 19h00
Filme: Sem Essa Aranha
Direção de Rogério Sganzerla
Programação: Cinema Marginal

Banqueiro, viciado em jogo do bicho, vive perigosamente dividido entre três mulheres: uma loira, uma morena e outra negra..Brasil, 1970, preto e branco, 102 min.









Segunda-Feira, 16/05/2016
Horário: 19h30
Filme: A História do Jazz
Direção de Matthew Seig
Programação: Cinema Jazz

A História do Jazz" é um extraordinário documentário sobre um dos gêneros mais ricos da história da música. Ele registra a evolução do Jazz, desde o seu nascimento no século XIX em Nova Orleans, onde os primeiros escravos introduziram os ritmos da música Africana, ao Swing, às Big Bands, Bebop, Free Jazz e muito mais - tudo isso explorado com sensibilidade e profundidade únicas. Incluem-se as atuações de: Duke Ellington, Ella Fitzgerald, Charlie Parker, Willie "The Lion" Smith, Dizzy Gillespie, Jimmie Lunceford, Louis Armstrong, Charles Mingus, Count Bassie, Billie Holiday, Miles Davis, Thelonious Monk, John Coltrane, Gil Evans, Sarah Vaughan. Clipes de filmes raros, filmes antigos, e fotografia que completa este olhar aprofundado sobre o Jazz. EUA, 2009, Colorido, 97min.

Terça-Feira, 17/05/2016
Horário: 19h30
Filme: Paris Vive À Noite
Direção de Martin Ritt
Programação: Cinema Jazz

Dois músicos de jazz americanos, Ram Bowen (Paul Newman) e Eddie Cook (Sidney Poitier), escolheram exercer suas carreiras em Paris. Lá eles conhecem duas americanas, Lillian Corning (Joanne Woodward) e Connie Lampson (Diahann Carroll), que estão em férias. Eles se apaixonam por elas e são correspondidos, no entanto elas exigem que eles retornem aos Estados Unidos se desejam algo mais sério. Assim eles se vêem obrigados a avaliar o modo de vida deles e suas carreiras, para então poderem comparar com o amor que sentem por elas. EUA, 1961, P&B, 98min.

Quarta-Feira, 18/05/2016
Horário: 19h30
Filme: Bird
Direção de Clint Eastwood
Programação: Cinema Jazz

Baseado na biografia do músico Charles "Bird" Parker, um dos mais famosos jazzman americanos. Sua arte e sua vida, cercada de drogas, álcool e amores. EUA, 1988, Colorido, 161min





Segunda-Feira, 23/05/2016
Horário: 19h30
Filme: Cotton Club
Direção de Francis Ford Coppola
Programação: Cinema Jazz

Harlem, Nova York, 1928. Dixie Dwyer (Richard Gere), um músico, salva a vida de Arthur "Dutch Schultz" Flegenheimer (James Remar), um gângster, quando este foi vítima de um atentado. Imediatamente Dutch coloca Dixie trabalhando para ele, que então passa a circular no Cotton Club, uma elegante casa noturna na qual artista negros se apresentam para um público formado exclusivamente por brancos. Desta maneira Dwyer conhece Vera Cicero (Diane Lane), a jovem amante de Dutch, e os dois logo se apaixonam. Entretanto, para permanecerem vivos mantêm esta relação em segredo. Paralelamente um outro caso de amor acontece no Cotton Club, quando Sandman Williams (Gregory Hines), um exímio sapateador negro que sonha em trabalhar na famosa casa noturna, se apaixona por Ula Rose Oliver (Lonete McKee), uma mestiça que se faz passar por branca e já trabalha no Cotton Club. É uma época em que os gângsters irlandeses e judeus lutam contra os italianos, sendo que diversas brigas deles foram públicas e tiveram o Cotton Club como cenário. EUA, 1984, Colorido, 127min.

Terça-Feira, 24/05/2016
Horário: 19h30
Filme: Por Volta da Meia-Noite
Direção de Bertrand Tavernier
Programação: Cinema Jazz

Na Paris de 1959, um talentoso e veterano saxofonista deve se apresentar no Blue Note, ao lado de outros músicos americanos. Com problemas de alcoolismo, ele é amparado por um fã parisiense. Além de Dexter Gordon, o filme de Bertrand Tavernier contou com grandes jazzistas: Ron Carter, Wayne Shorter, Freddie Hubbard, Herbie Hancock entre outros.
EUA, 1986, Colorido, 133min.




Quarta-Feira, 25/05/2016
Horário: 19h30
Filme: Let´s Get Lost
Direção de Bruce Weber
Programação: Cinema Jazz

Documentário sobre a vida do jazzista, trumpetista Chet Baker. O filme traz uma série de entrevistas com amigos, parentes e até amantes do músico, além de imagens de Baker em suas últimas apresentações. EUA, 1988, P&B, 120min.




Serviço:
Ciclo de Cinema no MIS Campinas
Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas - Palácio dos Azulejos
Endereço: Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas - SP
Informações: (19) 3733-8800
Entrada franca

NÃO DEIXE DE VER


ÚLTIMAS



HOME    SOBRE    CONTATO    MODA    CULTURA    MÚSICA    HOT    BEAUTÉ    EVENTOS    COMPORTAMENTO    DESFILES    ACESSÓRIOS     LGBT    GOURMET    MIXTAPE    ENTREVISTA    NOITE    TREND    ROTEIRO    DJ-SET    VÍDEOS    MIDIA KIT    PARCEIROS